Estima-se que ao longo dos 270 quilômetros da
malha ferroviária do Rio, existam cerca de 180 passagens clandestinas,
utilizadas por moradores locais para acessar indevidamente a via férrea.
Buscando acabar com essa prática perigosa, que coloca em risco a vida de
centenas de pessoas e ameaça a operação dos trens, a SuperVia fecha
constantemente buracos feitos nos muros que isolam a via, mas é comum que eles
voltem a ser abertos, como aconteceu hoje, em Campo Grande. Horas depois da
concessionária bloquear o caminho ilegal, ele foi reaberto.
O caso
ocorreu em passagem localizada entre as estações Benjamim do Monte e Inhoaíba
(ramal Santa Cruz). Para garantir que o trabalho fosse realizado na tarde de
ontem (12/12), a SuperVia designou seguranças para o local, que permaneceram
até a noite. No entanto, na manhã de hoje, a equipe da concessionária constatou
que muro tinha sido, mais uma vez, parcialmente destruído.
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A
concessionária repudia ações como e considera indispensável o isolamento
completo da área restrita à circulação de trens. Por isso, apoia a implantação
do projeto “Segurança da Via”, do Governo do Estado, cujo objetivo é realizar a
segregação total da linha férrea, com a construção de muros, passarelas e viadutos.
A implantação dessa iniciativa depende do poder público, pois envolve soluções
urbanísticas de acessibilidade, desapropriações e programas sociais.
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