Ministério das Cidades repassa R$ 289 milhões para ampliação do metrô no DF

O Ministério das Cidades repassou R$ 289,2 milhões ao
governo do Distrito Federal para ampliação do metrô. Com a verba, a intenção é
aumentar a linha laranja, que tem cerca de 28 quilômetros de extensão entre a
estação Central e o Terminal de Samambaia.

Para isso, o governador, Rodrigo Rollemberg, informou que
pretende usar R$ 162,8 milhões. Serão construídos 3,7 quilômetros de trilho e
duas estações. A expectativa, segundo o GDF, é que as obras comecem a partir de
julho.

Com o repasse, o GDF também pretende construir um viaduto na
EPIG, na saída do Parque da Cidade para o Sudoeste. A estimativa é gastar R$
13,8 milhões. Antes, no entanto, é preciso que o governo federal autorize a
destinação das verbas para, então, o GDF dar início à licitação das duas obras.

Somando os valores da ampliação do metrô e da construção do
viaduto sobram R$ 112,6 milhões. O G1 questionou o GDF sobre o que será feito
com este montante, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

 

Obras no metrô

 

Por dia, cerca de 160 mil pessoas usam o metrô. A linha
laranja tem 16 estações e verde, que faz o percurso entre a estação Central e o
Terminal de Ceilândia, 20. Esta é a mais extensa, com 33 quilômetros de
trilhos.

O metrô foi inaugurado em 2001 com o trecho que liga
Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto. Desde então, dez
estações foram inauguradas, sendo a última a do Guará, em 2010.

 

Estações de metrô inauguradas desde 1998

Ano       Estações

2002      Arniqueiras

2004      Concessionárias

2008      Guariroba,
Terminal Ceilândia e 108 Sul

2009      112 Sul e 102
Sul

2010      Guará

Fonte: Metrô-DF

 

O governo do Distrito Federal também pretende inaugurar a
estação de metrô da 106 Sul, no Plano Piloto. Em agosto, quando foi anunciada a
abertura da licitação, a estimativa era entregar a obra pronta até o final de
2018.

A estrutura começou a ser montada em 1994 e fazia parte da
“planta original” do Metrô, mas foi abandonada há quase 20 anos por
falta de verba. A previsão de gasto com a obra é de R$ 21,2 milhões.

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