Novas estações do VLT entram em operação na Baixada Santista

Por meio da EMTU, o Governo do Estado entregou à população
da Baixada Santista, nesta quinta-feira (4), três estações do VLT com portas de
plataforma: Emmerick, N. S. das Graças e José Monteiro, em São Vicente. Já as
plataformas de Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, e Nossa Senhora de
Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto, em Santos, terão a instalação do
equipamento concluída até o fim, de janeiro, completando as 15 estações do
trecho Barreiros-Porto.

O investimento foi de R$ 123,1 milhões. Além das novas
estações com portas de plataforma, entrarão em operação nesta semana mais dois
novos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), totalizando os 22 carros
contratados. No Terminal Porto, foram entregues quatro dos sete veículos auxiliares
destacados para manutenção do sistema, com investimento total de R$ 10,8
milhões. Os três últimos serão entregues no mês de fevereiro.

O terceiro trecho do VLT (Barreiros-Samaritá) avança, a
partir desta quinta-feira (4), com a autorização para a publicação de edital de
contratação dos projetos básico e executivo para recuperação da ponte “A
Tribuna” e acessos por onde o VLT circulará. O edital tem previsão de
publicação ainda em janeiro.

A recuperação e o reforço da estrutura sobre o Canal do Mar
Pequeno são necessários para assegurar a transposição do local, ao interligar a
área continental à porção insular do município de São Vicente, permitindo a
implantação do projeto.

 

Segurança

 

As portas de plataforma são telas situadas na borda do local
de embarque de usuários. O equipamento protege a via férrea e tem uma das
portas com movimento de abertura e fechamento sincronizado com os dispositivos
do veículo. Entre as várias funções, elas organizam o trânsito de passageiros,
melhoram o controle climático da estação e aumentam a segurança, ao impedir que
pessoas não autorizadas entrem nas plataformas.

As estações Ana Costa e Bernardino de Campos foram as
primeiras do trecho Barreiros-Porto com as portas de plataforma instaladas.
Assim como os veículos já em operação, os novos VLTs entregues possuem 2,65 m
de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de altura, com capacidade para 400
usuários. A velocidade média é de 25 km/h (a máxima chega a 80 km/h).

Os carros também contam com ar condicionado e piso 100%
baixo, o que facilita a movimentação de passageiros com dificuldade de
locomoção. Entre os veículos auxiliares de manutenção está o “Locotrator”, um
trator de manobra para rebocar e manobrar o VLT e outros veículos auxiliares de
manutenção nas vias principais, além de pátios de manutenção e estacionamento.

Um caminhão rodoferroviário será utilizado para transportar
cargas do pátio de manutenção para a linha do VLT e vice-versa. Também entrarão
em operação um caminhão rodoferroviário com guindaste e um veículo auxiliar
leve de via, usado para diversos serviços, como o deslocamento rápido de
emergência para solucionar algum tipo de ocorrência técnica.

 

Integração

 

O ano de 2017 consolidou o VLT como fundamental para a
mobilidade dos usuários na Baixada Santista. Em janeiro, foram entregues 4,5 km
e as cinco estações restantes do primeiro trecho (Bernardino de Campos, Ana
Costa, Washington Luiz e Porto, em Santos, e Terminal Barreiros, em São
Vicente). O sistema passou, então, a operar nos 11,5 km planejados.

Em agosto, teve início a operação do pátio de estacionamento
e manobras. Localizado no Terminal Barreiros e com capacidade para seis VLTs, o
ponto é importante como apoio à circulação dos veículos no sentido
Barreiros-Porto. No mesmo mês, foi disponibilizado aos usuários do terminal um
bicicletário para 100 unidades, além do edifício de apoio, com área de 164 m²,
sala administrativa e banheiros para o uso dos condutores.

A integração tarifária de dez linhas municipais de Santos
com o VLT começou em setembro, propiciando aos usuários uma economia de R$ 3,50
em cada viagem. Oito linhas metropolitanas também passaram a fazer integração
ao novo sistema, no total de 45 serviços intermunicipais.

Os passageiros passaram a contar com a integração entre os
três modais (intermunicipal, VLT e municipal), pagando o valor da maior tarifa
mais R$ 1. A integração ocorreu com base no convênio assinado em julho de 2017
entre o Governo do Estado e a prefeitura de Santos.

Fonte: Portal do Governo do Estado de SP

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