Escoamento do minério de ferro é mapeado

O Brasil é o segundo maior extrator de
minério de ferro no mundo e sua comercialização representa 7,2% das exportações
brasileiras. Mapeamento da cadeia produtiva e do escoamento do complexo do
minério (pelotas e ferro gusa) para exportação e consumo nacional encontra-se
no estudo “Corredores Logísticos Estratégicos”.

A publicação, disponível no site do
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, é o segundo volume de uma
série de levantamentos técnicos para diagnosticar e melhorar o fluxo de cargas
no Brasil.

O relatório identificou, para os
fluxos de exportação, três corredores logísticos: Norte-Nordeste, Centro-Oeste
e Sudeste, que compõem um grupo de 16 rotas. Já para abastecimento interno
foram identificados quatro corredores logísticos: Nordeste, Centro-Oeste,
Sudeste-Sul e Corredor Litorâneo que, juntos, apresentam um grupo de 20
principais rotas.

O estudo mostra que os corredores de
exportação do complexo de minério de ferro utilizam os modais rodoviário,
ferroviário, hidroviário e dutoviário, com maior participação das ferrovias. As
estradas de ferro, em termos de extensão, representam 42% da malha total dos
corredores identificados e transportam aproximadamente 85% do volume de minério
de ferro e ferro gusa. Nos corredores de consumo interno, o abastecimento é
realizado mais por meio de rodovias, ferrovias e cabotagem.

O trabalho de pesquisa aponta ajustes
necessários nos modais, como adequações nas rodovias federais, tratamento de
pontos críticos de acidentes em ferrovias e infraestrutura em certos complexos
portuários.

A extração do minério de ferro
representa a mais importante atividade mineral do país, com sua produção
concentrada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do
Sul.

De 2000 para 2015, a produção
brasileira passou de 213 milhões de toneladas para 431 milhões de toneladas. Em
2016, a venda ao exterior foi de US$ 13.29 bilhões.

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