Caminhos da Safra volta à estrada este mês

Em março, a revista Globo Rural volta
à estrada com o Caminhos da Safra. O projeto, iniciado há seis anos, viaja
pelas principais rotas de escoamento da produção brasileira de grãos. Ao longo
dos próximos meses, as equipes vão percorrer mais de 7.000 quilômetros a bordo
de um caminhão bitrem da Scania.

Um evento em Cuiabá (MT), no dia 15, irá
marcar a largada desta edição. Logo após o lançamento, a equipe de reportagem
segue rumo ao primeiro trajeto. Destino: Santarém (PA). A aventura pela BR-163
promete grandes desafios, especialmente no sul do Pará, onde há trechos não
asfaltados da rodovia. Com a época das chuvas coincidindo com o pico da
colheita de grãos em Mato Grosso, maior produtor nacional, a estrada em muitos
trechos fica intrasitável e os caminhões carregados acabam atolando, atrasando
a chegada dos produtos aos portos de destino. Neste ano, não deve ser
diferente. Chuvas acima da média têm atrasado os trabalhos de colheita no
centro-oeste do país e também o escoamento para a Região Norte.

O roteiro desta edição será o mesmo
percorrido no primeiro ano do Caminhos da Safra, realizado em 2012. O objetivo
é apresentar um quadro comparativo entre o cenário atual e o de seis anos
atrás, além de levantar quais são os novos projetos e as possíveis soluções
para os gargalos da logística.

A série de reportagens será publicada
nas páginas da revista até setembro deste ano. Nos canais digitais da Globo
Rural (site, Facebook, Instagram e Twitter), também será possível acompanhar as
equipes em tempo real e conferir relatos em áudio e vídeo.

Em setembro, após o término do levantamento
de campo, tem o Fórum Caminhos da Safra, evento que reúne especialistas em
logística, representantes do agronegócio e autoridades, a fim de apresentar o
diagnóstico do ano e discutir novos caminhos.

60 mil quilômetros rodados

Com uma bagagem acumulada nos últimos
cinco anos que soma mais de 60.000 quilômetros de viagens, o Caminhos da Safra
virou referência no país ao elaborar um raio X da logística das safras
brasileiras. De norte a sul, são avaliados rodovias, ferrovias, hidrovias e
portos. A armazenagem também sempre é amplamente discutida, pela importância
que tem no segmento. Apesar dos recentes investimentos na ampliação da
capacidade de estocagem da produção, o Brasil ainda está longe de ter uma
situação confortável de armazenamento.

Enquanto a safra supera os 240 milhões
de toneladas, os espaço disponível para guardar a produção é de pouco mais de
160 milhões de toneladas. O quadro impacta diretamente rodovias, ferrovias,
hidrovias e portos, porque o maior silo do país é, na verdade, a carroceria dos
caminhões.

Neste ano, a colheita brasileira está
estimada em 225,5 milhões de toneladas de grãos, 5% inferior à registrada na
temporada passada. Mesmo com uma provável redução no volume colhido, a
infraestrutura para o escoamento deve continuar sob pressão. Os investimentos
na área não conseguem acompanhar o ritmo do campo, especialmente em ano de
recessão e incertezas na economia.

 

– Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Colunas/caminhos-da-safra/noticia/2018/03/caminhos-da-safra-volta-estrada-este-mes2.html


Fonte: Globo Rural

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