A empresa Fazenda Campo Grande
Logística e Participações está apresentando em audiência pública, como parte do
procedimento técnico legal exigido pela Cetesb, o projeto de um centro
logístico, a ser implantado no município de Santo André, no bairro de Campo
Grande, para redistribuição de cargas por meio da integração rodovia/ferrovia.
O empreendimento, que terá sua audiência pública promovida pelo Conselho
Estadual do Meio Ambiente, no próximo dia 12 de abril, às 17hs, no Tênis Clube
Santo André, localiza-se no entorno do Pátio Ferroviário Campo Grande, permite
integração entre o Porto de Santos e a região macrometrópole do Estado de São
Paulo– composta pelo quadrilátero formado por Sorocaba, Campinas, Santos e São
José dos Campos. O investimento previsto é de R$ 780 milhões.
Localizado às margens da Ferrovia
Santos-Jundiaí, no entorno do Pátio Ferroviário de Campo Grande, administrado
pela MRS Logística, distrito de Paranapiacaba, as glebas têm como principal via
de acesso a Rodovia Antônio Adib Chammas (SP-122), também conhecida como
Rodovia Ribeirão Pires – Paranapiacaba.
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O centro logístico ocupará 20% de uma
área total de 468 hectares, portanto, 80% serão totalmente preservados. “O
projeto foi elaborado respeitando todas as características ambientais, tanto
que o traçado definido resultou inferior ao potencial de ocupação das áreas. Outro
fator importante é que no trecho escolhido a ferrovia apresenta um trecho
retilíneo e plano, que permite a implantação de ramais ferroviários”, conta o
sócio responsável da empresa, Jael Rawet.
A operação do empreendimento está
prevista para iniciar no ano de 2024 e sua implantação se dará em fases.
Estima-se que 60% do empreendimento estará ocupado em 10 anos, e que tenha
alcançado 90% de ocupação em 25 anos. Também houve um trabalho voltado à
preservação das características da região, que tem vocação para o sistema
ferroviário, considerando a criação da Vila de Paranapiacaba em 1867. Por essa
razão, serão feitas obras utilizando tecnologia de baixo impacto, com os
pré-moldados e melhorias no sistema rodoviário e ferroviário. “Nossa proposta é
contribuir e apoiar a preservação e o turismo em Paranapiacaba, consequência da
dinamização da economia e do aumento de impostos para o município”, fala Rawet.
Segundo levantamentos realizados pela
consultoria ambiental, o Estado de São Paulo conta com uma matriz de transporte
que inclui rodovias, ferrovias, a hidrovia do Tietê, o maior aeroporto
(Guarulhos) e o porto com maior movimentação de cargas do País (Porto de
Santos). No entanto, 93% das cargas são transportadas pelo modal rodoviário e
50% das viagens têm origem ou destino na Macrometrópole. Este projeto vem ao
encontro da necessidade estratégica do Estado de São Paulo, que visa aumentar a
participação ferroviária na matriz de transportes, com melhor distribuição da
divisão modal, e aumento da participação dos modos mais econômicos e menos
poluentes, sobretudo da ferrovia.
Com o início da operação do
empreendimento (prevista para iniciar no ano de 2024) haverá a implantação dos
primeiros módulos logísticos com empresas que se instalarão no empreendimento.
Há a previsão de criação de 85 empregos diretos, durante o primeiro período de
obras e 1.200, durante a operação.
Sobre o projeto
O Centro Logístico Campo Grande será
uma plataforma de uso logístico voltado para as atividades de recebimento e
redistribuição de cargas, utilizando como meios de transporte a ferrovia e a
rodovia adjacentes às áreas. A ocupação pelo projeto se dará em 20% das três
glebas, as quais totalizam 468 ha, localizadas no bairro Campo Grande,
município de Santo André.
Serão implantados platôs para abrigar
instalações logísticas, como pátios e galpões, implantação de ramais e desvios
ferroviários, além de toda a infraestrutura de apoio, incluindo sistemas de
abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, sistemas de drenagem de
águas pluviais, viário interno e melhorias no viário externo de acesso ao
empreendimento.
O Centro Logístico Campo Grande se
apresenta como um projeto de infraestrutura alinhado às políticas estadual e
federal de desenvolvimento logístico, e de transporte de cargas, com vistas a
consolidar a vocação histórica da região, respeitando o meio ambiente, contando
inclusive com 15 programas ambientais para mitigar os impactos.
Audiência Pública:
Data: 12 de abril de 2018 às 17hs
Local: Tênis Clube Santo André
Rua Bernardino de Campos, 300 –
Centro, Santo André – SP, 09015-010
Dados do projeto:
Centro Logístico Campo Grande
Localização: Rodovia Antônio Adib
Chammas (SP-122), também conhecida como Rodovia Ribeirão Pires – Paranapiacaba.
Proposta de implantação:
Aproximadamente 20% (93,6 há) da área
própria de 468 ha, resultando em área preservada de 374,4 ha.
Estimativas de Criação de Empregos: 85
postos de trabalho na implantação e 1.200 na operação
Estimativa de arrecadação de impostos:
R$ 30 milhões – Construção ISS
R$ 35 milhões – Operação ISS
Estimativa de Impacto na Arrecadação
Municipal
Aumento de 8% no ISS para o município
de Santo André *
Aumento de 4% no repasse do ICMS para
o município de Santo André *
*base de arrecadação de 2014.
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