O pagamento
das parcelas, encargos e juros relacionados aos financiamentos das obras do VLT
(Veículo Leve sobre Trilhos) e da Arena Pantanal consumiu R$ 1,02 bilhão dos
cofres estaduais desde 2013.
O montante
equivale a quatro vezes o total gasto pelo Governo com a construção de escolas,
hospitais, delegacias e unidades prisionais no mesmo período, segundo
levantamento feito pelo MidiaNews no sistema Mira Cidadão, da Controladoria
Geral do Estado (CGE).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As duas
obras, as mais caras do chamado legado da Copa de 2014, não foram concluídas
até hoje.
Orçado em R$
1,4 bilhão, o VLT foi viabilizado por meio de duas linhas de crédito obtidas
com a Caixa Econômica Federal (Pró-Transporte, no valor de R$ 423,7 milhões) e
o BNDES (CPAC, R$ 727,9 milhões) em 2012.
Vencido um
prazo de carência de 14 meses, as parcelas e os juros dos empréstimos começaram
a ser pagos a partir de janeiro de 2014.
Até o
momento, segundo os dados do Mira, o governo pagou um total de R$ 752,9 milhões
pela obra. Desse montante, R$ 112,7 milhões se referem apenas a juros e outros
encargos.
A construção
da Arena Pantanal, que custou cerca de R$ 700 milhões, contou com um aporte de
R$ 392 milhões financiados pelo BNDES. Os custos com a operação começaram a
pesar no orçamento estadual em 2013.
Desde então,
aponta o levantamento, foram pagos R$ 272,9 milhões ao BNDES, dos quais R$
113,6 milhões de juros da operação.
No mesmo
período, ainda segundo o Mira, o governo estadual investiu R$ 162,8 milhões na
construção de escolas, R$ 40,2 milhões em novos hospitais e R$ 25,7 milhões em
delegacias, cadeias e presídios – um total de R$ 227 milhões em investimentos.
O valor
gasto nestas obras equivale ao que o Governo teve de pagar apenas para
amortizar juros e encargos dos financiamentos.
– Fonte:
Seja o primeiro a comentar