Cargas nas ferrovias crescem 10,4% em 2017

As ferrovias
brasileiras encerraram 2017 com alta operacional de 10,36%, com 375,2 bilhões
de toneladas por quilômetro útil (TKUs). O número é recorde desde o início da
série histórica, em 1997. No intervalo de dez anos, a alta foi de 173%, média
de 5,16% ao ano. Os dados são da Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários (ANTF).

Apesar de o
minério de ferro representar a maior quantidade absoluta transportada pelos
trilhos, o crescimento dos grãos foi mais acentuado. A movimentação subiu
62,35%, para 22,6 bilhões de TKUs.


coisas que fortalecem a necessidade e a urgência das prorrogações dos contratos
das ferrovias. O agronegócio vai continuar expandindo e cada vez mais vai
depender da ferrovia, disse o diretor executivo da ANTF, Fernando Paes.

Segundo
Paes, o Plano Nacional de Logística [PNL], que entrou recentemente em consulta
pública, deixa muito claro que os gargalos vão se acentuar se nada for feito.
Por isso as prorrogações antecipadas das concessões ferroviárias em troca de
investimentos novos seriam a forma mais rápida de expandir a malha existente. A
ANTF tem nas prorrogações das concessões uma de suas principais pautas.

O governo
federal abriu negociações com ao menos cinco empresas para estender contratos:
Malha Paulista, MRS, Estrada de Ferro Vitória-Minas, Estrada de Ferro Carajás
(EFC) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Dentre as ferrovias
que já encaminharam o pleito à Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), a que mais evoluiu foi a da Malha Paulista, da Rumo, a única que teve
audiência pública e agora depende de um aval do Tribunal de Contas da União
(TCU).

Andou
bastante, mas ainda não foi aprovada. Como é a primeira vez que se faz
prorrogação de contrato de ferrovia me parece que o escrutínio é mais complexo
do que será com as outras. Até porque o governo já terá um modelo, disse
Paes. No último trimestre de 2017, a Rumo lançou uma campanha para mostrar a
relevância da prorrogação antecipada do contrato da Malha Paulista, que deságua
em Santos e vence em 2028. A empresa quer mais 30 anos em troca de quase R$ 5
bilhões em investimentos.

 

– Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/5431423/cargas-nas-ferrovias-crescem-104-em-2017


 

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