O Metrô de
São Paulo inaugura nesta quinta-feira (4) a estação Moema da Linha 5-Lilás, na
Zona Sul, com quatro anos de atraso. Inicialmente, a nova estação funcionará de
segunda a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Gradativamente, o
funcionamento será ampliado até que a estação opere todos os dias das 4h40 à
meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede.
Quando
estiver totalmente pronta, a 5-Linha Lilás vai ligar o Capão Redondo à Chácara
Klabin, e fará interligação com o monotrilho e as linhas Azul e Verde do Metrô.
O primeiro trecho, até a estação Largo 13, foi inaugurado em 2002. A linha
inteira deveria estar pronta até 2014. A nova data prometida é para o final
deste ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As obras do
primeiro trecho da linha Lilás começaram em 1998. Quem pagou o serviço foi a
CPTM, mas a linha acabou virando do Metrô. O trecho de 9,4 km, entre o Capão
Redondo e o Largo 13, ficou pronto em 2002.
A Linha
Lilás voltou a ser notícia em 2008, quando se começaram as desapropriações para
as obras de expansão. Os operários iniciaram os trabalhos em 2009 e, só em
2014, a primeira estação foi entregue: a Adolfo Pinheiro.
O governo do
estado precisou de mais 3 anos para inaugurar outras três estações, em agosto
de 2017. Mas, 8 anos após o início, as obras da expansão da linha Lilás ainda
não acabaram.
Com a
entrega de Moema, ainda vai faltar entregar cinco estações dessa parte da
expansão da Linha 5-Lilás: Campo Belo, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa
Cruz e Chácara Klabin (essas duas últimas fazem, respectivamente, conexão com a
Linha 1-Azul e Linha 2-Verde). Segundo a Secretaria de Transportes
Metropolitanos, as estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e
Chácara Klabin serão inauguradas em maio, e a estação Campo Belo vai abrir em
dezembro deste ano.
A Linha 5,
juntamente ao monotrilho da Linha 17-Ouro, passará a ser administrada pelo
Consórcio Via Mobilidade, que em janeiro deste ano venceu a licitação
internacional para concessão dos ramais, ao oferecer ao Governo do Estado
outorga fixa de R$ 553,8 milhões.
O consórcio
será responsável pela operação comercial das duas linhas pelo período de 20
anos. O investimento inicial previsto do parceiro privado é de R$ 88,5 milhões
para melhorias de infraestrutura na estação Santo Amaro. Ao longo de todo o
prazo da permissão, a expectativa é de R$ 3 bilhões de investimentos e
reinvestimentos.
Seja o primeiro a comentar