A Pelicano
Construções concluiu mais de 150 km de superestrutura e infraestrutura
ferroviária na duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), da Vale, no início
deste ano. Com expertise em obras de grande porte, a construtora capixaba foi a
responsável pela duplicação completa, incluindo sinalização, construção de
obras de arte especiais (pontes, viadutos e tuneis), obras de arte corrente
(canaletas, galerias, drenagem, outros) e toda super e infraestrutura
ferroviária associada. Isto ocorreu ao longo do trecho da ferrovia que vai do
Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira (TFPM), em São Luís (MA), até o final
do trecho em Parauapebas (PA).
A Pelicano
se destaca também por ser a única empresa a manter contrato há mais de 7 anos
para a renovação, desguarnecimento e correção geométrica da EFC, já tendo
entregue mais de 380 km de linha totalmente renovada, com troca completa de
lastro, trilhos e dormentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Este
trabalho é realizado com a utilização de equipamentos modernos, como
renovadoras; desguarnecedoras; socadoras/niveladoras/alinhadoras; e reguladoras
de lastro. Além de outros equipamentos customizados para atendimento à
ferrovia. O uso e operação destes equipamentos proporcionam o mínimo de
imperfeições e o máximo de produtividade, atendendo ao cliente de forma inédita
no Brasil.
Neste ano, a
Pelicano completa 40 anos de fundação, com um extenso portfólio de grandes
obras. Entre seus clientes estão às ferrovias da Vale – Estrada de Ferro
Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), VLI/FCA, Rumo
Logística e MRS. Somente com a Vale são centenas de contratos e milhares de
obras realizadas ao longo desse período.
Nos últimos
anos, a construtora realizou obras de grande relevância para o desenvolvimento
da infraestrutura de transporte do Brasil. A duplicação da EFC; a variante de
Aimorés, na EFVM; as obras de infra e superestrutura no Terminal de Grãos do
Maranhão (TEGRAM), da VLI; a construção e prolongamento de 24 pátios de
cruzamento no sistema Minas – São Paulo – Bahia da VLI/FCA; a construção e
implantação total do Pátio de Anápolis (GO), que conecta a Ferrovia Norte-Sul
malha da VLI/FCA; a renovação completa da linha 1 e pátios da EFC, são alguns
exemplos de projetos desenvolvidos.
“Somos a
empresa não operadora com o maior número de equipamentos de grande porte para
correção geométrica do Brasil. Contamos com 18 máquinas de correção geométrica,
sendo socadoras/niveladoras/alinhadoras e reguladoras de lastro. Além de
completa linha de terraplanagem, vagões de brita e caminhões, totalizando mais de
520 equipamentos pesados entre linha amarela e branca. Todos estes recursos
atendem diferentes tipos de obras e parte desses equipamentos rodoferroviários
foi customizado e adaptado em nossas oficinas para projetos ferroviários com a
Vale, empresa que atendemos há 40 anos ininterruptos”, destaca Fernando
Ribeiro, diretor da Pelicano.
As áreas de
atuação da Pelicano são ferroviária, rodoviária, portuária, industrial, de
pavimentação, drenagem e saneamento. A empresa possui um amplo escopo de
trabalho que contempla: construção e manutenção de obras de infraestrutura,
reforma e manutenção de vagões e locomotivas, terraplanagem, drenagem, obras de
arte especiais (pontes e viadutos), pavimentação asfáltica, fundações
especiais, urbanização, rede de abastecimento de água e esgoto, entre outras
atividades nos setores público e privado.
A Pelicano é
finalista de duas categorias do Prêmio Revista Ferroviária 2018 – Melhor
Construtora de Infraestrutura para Sistema Metroferroviário e Melhor
Construtora de Superestrutura de Via Permanente.
Seja o primeiro a comentar