Transiberiana: maior ferrovia do mundo pode ligar a Rússia com as Coreias

Um memorando sobre o projeto foi
assinado há 10 anos, mas as negociações foram congeladas depois que as relações
entre as duas Coreias se deterioraram. O recente degelo considerou Seul e
Pyongyang mais abertas à melhoria dos laços.

“Ninguém cancelou o projeto e
ainda consideramos que é extremamente importante […] Tecnicamente, estamos
totalmente prontos para conectar a ferrovia Trans-Coreana à ferrovia
Transiberiana”, disse um porta-voz do projeto, Gennady Bessonov, à Sputnik.

Segundo ele, todo o problema está nas
relações políticas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
“Modernizamos a seção da estação de Hasan, na Rússia, para o porto
norte-coreano de Rajin. É possível conectar-se a Pyongyang e depois a
Seul”, garantiu Bessonov.

A única fronteira da Rússia com a
península coreana é com a Coreia do Norte. No mês passado, a diplomata
sul-coreana Kang Kyung-wha disse que a Rússia poderia construir um gasoduto
para o país através do território do Norte.

“Se a situação de segurança na
península coreana melhorar, poderemos rever o negócio de gás natural envolvendo
as duas Coreias e a Rússia”, declarou.

A ferrovia Transiberiana foi
construída entre 1891 e 1916 sob a supervisão de ministros pessoalmente
nomeados pelo czar Alexandre III e depois pelo czar Nicolau II.

Ocupando um recorde de oito fusos
horários, ela conecta centenas de cidades grandes e pequenas das partes
europeia e asiática da Rússia em 9.289 km (5.700 milhas), tornando-a a ferrovia
mais longa do mundo.

A Rússia prometeu um investimento de
US$ 10 bilhões para modernizar significativamente a infraestrutura da ferrovia.

 

– Fontes: https://br.sputniknews.com/russia/2018053111357845-transiberiana-ferrovia-coreia/


Fonte: Sputnik

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*