Um roteiro turístico de cerca de 170
quilômetros, que ligará oito cidades entre os estados de Minas Gerais e Rio de
Janeiro deve ser inaugurado no segundo semestre: o Trem Rio-Minas. A estrada de
ferro é utilizada atualmente para escoar a produção mineral da região.
A ideia do roteiro surgiu em 2015 para
retomar a antiga linha de trem de passageiros entre Cataguases (MG) e Três Rios
(RJ), desativada na década de 1970. No caminho também estarão ações nos
municípios mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e
Chiador e o fluminense Sapucaia.
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De acordo Paulo Henrique Nascimento,
idealizador do passeio e presidente da Organização da Sociedade Civil de
Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, as composições poderão transportar
até 850 passageiros por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia.
“Elas vão partir simultaneamente de Cataguases e Três Rios, e os turistas
poderão fazer o trajeto completo ou trocar de trem no meio do caminho”,
explica.
Natureza preservada
O passeio no Trem Rio-Minas pretende ser
um resgate da história ferroviária brasileira. Ao longo do trajeto, que poderá
ser percorrido em quase quatro horas, os passageiros poderão parar em estações
que pertenciam à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e que estão sendo
revitalizadas pelas prefeituras. Há também um importante trecho da Zona da Mata
mineira, de natureza preservada.
A proposta dos idealizadores é aquecer o
apelo turístico da região. “No entanto, a gente ainda está na fase de
negociação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a
concessionária Ferrovia Centro Atlântica, mais por questões burocráticas
mesmo”, diz Paulo Henrique.
Investimento
Todo o passeio será feito em 15 vagões
que pertenciam à Companhia Vale do Rio Doce, comprados em 2015 e revitalizados
ao custo de R$ 1 milhão. Eles serão divididos em classes econômica e executiva
e terão restaurante, lanchonete, espaço para eventos e acessibilidade para
deficientes.
Paulo Henrique Nascimento conta que o
trem Rio-Minas vai manter o patrimônio preservado e “gerar cerca de 500
empregos diretos e indiretos”. No entorno da ferrovia moram cerca de 9 mil
pessoas.
O trem será operado apenas nos finais de
semana e feriados com bilhetes vendidos em torno de R$ 100. No entanto, ainda
não há previsão de quando inicia o passeio.
De acordo com o Ministério do Turismo, o
Brasil possui atualmente mais de 30 trens turísticos em operação, entre eles o
que liga Curitiba a Morretes e que teve a frequência diminuída para apenas os
fins de semana durante a baixa temporada.
Fiquei duas vezes surpreso,primeiro com a notícia da ativação da malha ferroviária,entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, já que com meus 83 anos sou um admirador eterno de viagens de trem e bastante conhecedor de viagens famosas que fiz ao longo da minha vida.Meu pai não tinha, já naquela época, muito dinheiro, mas gostava de viajar e levava todos os filhos, éramos 6(seis), sendo eu o mais velho. Agora vem a segunda surpresa, que é o valor do preço da passagem, na minha simples opinião creio ser um descalabro, pois com este valor estimado para cobrar a passagem(100,00 Reais) poucos serão os brasileiros com o valor do salário mínimo e com filhos, que terão oportunidade de saborear estas viagens , como eu me orgulho de ter tido. (foi a primeira vez que eascrevi algo a respeito)