O secretário
de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, atualizou na
última sexta-feira (24), durante a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,
em São Paulo, a previsão de inaugurações e investimentos no setor metroferroviário.
Confira a lista abaixo:
Metrô de São
Paulo
POD NOS TRILHOS
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Linha 5 –
Lilás
“Devemos
entregar mais uma estação na semana do dia 27 de agosto, estamos aguardando os
últimos detalhes”, em referência à estação AACD-Servidor. Estações Hospital São
Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin devem ser entregues em setembro. Estação
Campo Belo, por sua vez, está com a inauguração prevista para dezembro.
Linha 4 –
Amarela
O secretário
prevê a inauguração da estação São Paulo-Morumbi em outubro.
Linha 15 –
Prata
Inauguração
da estação Jardim Planalto entre setembro e outubro e até o final do ano outras
três (Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus).
Linha 6 –
Laranja
“Acreditamos
que vamos ganhar [essa causa], a juíza já deu a perícia, o processo está
praticamente pronto, o parecer praticamente concluído. No máximo em 60 dias,
acredito, devemos ter a caducidade [rescisão do contrato] decretada”. Ainda
esse ano o secretário afirmou que espera retomar o processo da licitação da
linha.
Portas-plataforma
Em setembro
deverá ser publicado o edital para a contratação de portas-plataforma para 36
estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A execução do serviço está
previsto para o próximo ano, disse o secretário, que ressaltou: “A implantação
das portas é não tem como ser rápida, pois é um serviço que só pode ser feito
durante a noite”.
Trem
intercidades
Em relação
ao trem intercidades, que pretende ligar por meio de ferrovia as cidades de São
Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, Pelissioni disse que o projeto avançou,
porém esbarra na questão da falta de recursos. “É um projeto de R$ 5,4 bilhões,
que tem demanda para a iniciativa privada bancar dois terços e o restante viria
de aportes do estado”, afirmou. O estudo de pré-viabilidade já foi produzido e
está sendo analisado pelo governo de São Paulo. O objetivo do estudo, que está
sendo “refinado”, segundo o governo, é compilar informações sobre a rota
inicial do trem, que percorrerá 135 quilômetros.
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