A operação
da FCA contará com 26 novas locomotivas, que estão sendo acrescidas à frota por
meio de um contrato de aluguel (com opção de compra) da VLI com as empresas MRC
e CAT Financial. As máquinas, modelos ES43 BBi (GE) e SD70 BB (Progress Rail
EMD), ambas para bitola métrica, estão sendo produzidas nas unidades das
fabricantes em Contagem e Sete Lagoas (MG), respectivamente. Todas serão
entregues até abril de 2019. O valor do contrato não foi divulgado pela VLI. A
manutenção das máquinas é de responsabilidade da FCA e os ativos têm garantia
de fábrica, afirmou a operadora.
As
locomotivas vão operar no escoamento de cargas do agronegócio, siderurgia e
produtos industrializados para os portos de Tubarão, no Espírito Santo, e o
Tiplam, no litoral santista. “Nos últimos anos temos atuado forte para
modernizar a frota de locomotivas da FCA com o objetivo de gerar mais
capacidade de atendimento para escoar cargas na ferrovia. Nesses lotes contamos
com máquinas modernas e produzidas no país. Iniciativas como essa estimulam a
indústria nacional, além de tornar nossas atividades mais sustentáveis e
econômicas”, destaca Gustavo Serrão, diretor de Operações Ferroviárias.
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Na fábrica
da GE, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, 11 locomotivas
modelo ES43 BBi – primeiras unidades desse modelo na FCA – vão entrar na
operação entre agosto e outubro. Após os testes, elas vão seguir com carga para
o corredor Centro-Sudeste, no interior de São Paulo.
As ES43 BBi,
que têm potência de 4.300 HP, contam com tração de corrente alternada, controle
de eixo individual e motor diesel Evolution. Cada máquina tem 24,7 metros de
comprimento, pesa 196 toneladas e uma composição com duas locomotivas pode
tracionar até 82 vagões carregados (equivalente a cerca de 240 caminhões). As
novas locomotivas vão atender ao fluxo de açúcar entre o Terminal Integrador em
Guará e o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), no
porto de Santos.
Já as 15
locomotivas SD70 BB da Progress Rail – modelo já amplamente utilizado na
Ferrovia Centro-Atlântica – vão rodar também no corredor Centro-Leste. Essa
rota conecta cargas do agronegócio ao Complexo de Tubarão, em Vitória, e atende
demandas da siderurgia, entre outros setores. A entrega desse lote começou em
março deste ano e terminará em abril de 2019. As máquinas têm 24 metros de
comprimento, potência de 4400 HP, pesam 196 toneladas e uma composição com três
locomotivas pode tracionar até 90 vagões carregados (equivalente a cerca de 270
caminhões).
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