O sistema
metropolitano de transportes do Estado de São Paulo deve ter novos métodos de
projeção de demanda de passageiros desenvolvidos pela iniciativa privada.
O Metrô de
São Paulo abriu nesta semana um Pedido de Manifestação de Interesse para
empresas elaborarem instrumentos de estimativas e simulação de crescimento e
variação do número de passageiros.
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Apesar de o
PMI ser de responsabilidade da Companhia do Metrô, os trabalhos devem levar em
conta todos os modais de transportes metropolitanos, incluindo o metrô, o
monotrilho, trens da CPTM e ônibus das linhas da EMTU.
Os recursos
para o pagamento dos serviços virão do Banco Mundial, dinheiro que faz parte de
um pacote de financiamento que era para o projeto da linha 5-Lilás do Metrô.
Em nota ao
Diário do Transporte, o Metrô garante que não haverá redundância entre os
trabalhos de projeção de demanda e a pesquisa Origem/Destino feita a cada dez
anos pela companhia.
As empresas
interessadas devem apresentar as propostas até o dia 10 de setembro, que devem
ajudar a STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos a prever onde haverá
mais necessidade de serviços e direcionar melhor os investimentos, além de
fazer readequações operacionais, como mudanças de linhas de ônibus e pontos de
integração.
Confira, na
íntegra, as respostas do Metrô aos questionamentos feitos pelo Diário do
Transporte:
1) Este PMI
é para a elaboração de uma espécie de Raio X do sistema metropolitano? Não
“redundaria” com a pesquisa Origem/Destino do Metrô?
São duas
coisas distintas. A Pesquisa Origem Destino, feita a cada 10 anos pelo próprio
Metrô, é responsável por recolher informações sobre o padrão das viagens
realizadas pelos habitantes de um domicilio pesquisado (modo de transporte
utilizado, motivo de viagem, horário da viagem, etc.) em um dia da semana. Já o Pedido de Manifestação de Interesse, se
refere a “Elaboração dos Modelos de Oferta e de Previsão de Demanda do Sistema
de Transporte da RMSP”. Trata-se, portanto, de prestação de serviços técnicos
para elaborar os instrumentos de estimativas e simulação de demanda do sistema
de transporte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) empregados pelo
Metrô. Para tanto, são necessários dados de todos os modos de transportes
atuantes na RMSP, além de informações sobre planos e projetos urbanos e de
transportes existentes nos municípios da Grande São Paulo.
2) A destinação de parte dos recursos da linha
5 Lilás é porque “sobrou” dinheiro do projeto da linha e que será aplicado
neste PMI? Qual é esta verba disponível?
Os recursos
que serão utilizados neste projeto estão inclusos em um pacote de investimentos
contratado pelo Metrô junto ao BIRD (Banco Mundial).
3) Quando o comunicado fala em “demanda do
sistema de transporte da RMSP – Região Metropolitana de São Paulo” inclui no
projeto também as realidades da CPTM e da EMTU?
Sim. Inclui
todo o sistema de transporte da RMSP.
4) Até quando os interessados devem apresentar
as propostas?
De acordo
com a publicação, os interessados devem apresentar as propostas até às 16h do
dia 10 de setembro de 2018.
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