Os passeios
de turismo ferroviário em cidades do Sul do país atraíram mais de 50 mil
pessoas desde que foram lançados, no final do ano passado, até o momento,
segundo o coordenador do Centro de Memória Ferroviária da Lapa Márcio Assad. O
“trem natalino” e os passeios realizados nos municípios Lapa (PR), Ponta Grossa
(PR), Lages (SC) e Vacaria (RS) vem sendo organizados de maneira esporádica e
têm atraído um público apaixonado por ferrovia. A estrela desses passeios é a
locomotiva a vapor 204 (articulada), fabricada pela Baldwin Locomotive Works,
na década de 1950. Assad conta que esse modelo é o único em funcionamento na
América do Sul.
O projeto é
uma parceria com a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) –
regionais Paraná e Santa Catarina – e a Rumo. A ABPF fornece as composições
enquanto a Rumo cede a malha para estas linhas turísticas e fornece apoio
logístico como, por exemplo, a integração com o seu centro de controle
operacional. Os trens fazem passeios de curta distância, com custo médio de R$
50, recheados de atrações culturais que buscam proporcionar uma experiência
completa para a família.
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A intenção
de Assad é profissionalizar a operação, para que ela seja rentável e envolva a
comunidade. Além disso, o objetivo é que o trem, alvo da curiosidade dos
turistas, vire também um meio de transporte e um polo cultural. “Nossa intenção
é contextualizar o trem historicamente, em uma ação econômica que transcenda o
trem, envolva as associações comerciais e movimente divisas. (…) Nós queremos
que o turismo seja familiar. Que o avô vire o protagonista para contar ao neto
a experiência que ele teve na ferrovia”.
O impulso
para o início destes passeios foi o trem natalino, que operou no fim do ano
passado. A locomotiva 204, especialmente decorada, partiu de Curitiba e fez um
passeio circular, percorrendo cidades como Pinhais, Piraquara, Araucária, Lapa
(região Metropolitana) e o litoral do estado (região de Morretes e do porto de
Paranaguá).
Os passeios
de Maria Fumaça já não ocorriam há 20 anos na região. “Foi um sucesso tremendo,
emblemático”. Para este ano a ideia é ter três passeios deste tipo, dois deles
circulando na região de Curitiba e outro entre Santa Catarina e o Rio Grande do
Sul.
Assad disse
que está sendo verificada a viabilidade técnica, econômica e financeira de
realizar passeios regulares de trem turístico, em especial nas cidades de Lapa,
que é uma cidade histórica com tradição turística, e em Ponta Grossa, onde os
passeios atraíram milhares. Hoje, os eventos acontecem apenas em datas
especiais.
Existem mais
projetos de trens turísticos em andamento. A expectativa é que comece em
novembro o roteiro do trem natalino que irá percorrer cidades de Santa Catarina
e do Rio Grande do Sul. Começando por Lages, o roteiro prevê percorrer Vacaria,
Guaporé e Santa Maria em outro passeio circular. “Essas são as cidades
confirmadas. Outros municípios deverão ser incorporados ao roteiro”, diz Assad.
Na região de
Sorocaba (SP) os municípios de Sorocaba, Laranjal Paulista, Jumirim,
Votorantim, Iperó, Conchas e Pereiras, organizados por meio de um consórcio e
com a coordenação do Centro de Memória da Lapa, pretendem fazer roteiros de
turismo férreo. Também há negociações menos avançadas envolvendo as cidades de
São Roque, Alumínio, Mairinque, Boituva e Cerquilho. “Estamos sendo muito
procurados por prefeitos que desejam trens turísticos, mas não embarcaremos em
aventuras”, falou o coordenador.
Assad
revelou ainda que está vindo em novembro de Rio Negrinho (SC) para Curitiba
(PR) a Maria Fumaça 11, de 1883, a primeira que rodou no estado. A 11 é uma
locomotiva tipo Baldwin, fabricada nos Estados Unidos, e que faz parte do
patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal. Ela está sendo recuperada pela
ABPF na sua oficina e, assim que estiver disponível, fará o trem natalino e
depois os passeios como o trem da Lapa.
Memória
Ferroviária
A Biblioteca
Pública do Paraná promove, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico
do Paraná e o Centro de Memória da Lapa, a segunda semana paranaense da memória
ferroviária. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de setembro na Biblioteca
e no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com entrada gratuita. Neste
ano a semana tem como tema o cinquentenário da ferrovia Tronco Principal Sul.
Criado no
evento do ano passado o prêmio “Tirefond de Ouro” é um reconhecimento para
aqueles que efetivamente contribuíram de forma decisiva para a preservação da
memória ferroviária. “A comissão organizadora foi unânime na decisão em
conferir esta honraria para a empresa de logística RUMO, concessionária da
ferrovia, pela promoção do “Trem natalino” e pelo incentivo à volta dos
passeios de turismo férreo nos três estados do Sul”, segundo Assad.
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