Reforma deixará ferrovia turística em Campos do Jordão fechada até 2019

A EFCJ
(Estrada de Ferro Campos do Jordão) abriu licitação para contratar uma empresa
para fazer obras num trecho de oito quilômetros de trilhos entre Campos do
Jordão e Santo Antônio do Pinhal. O trem só deverá voltar a percorrer a linha
férrea no inverno do ano que vem.

O edital foi
aberto na semana passada e prevê a troca de mais de 5.000 dormentes e a
substituição de 4,8 quilômetros de trilhos, além de serviços de drenagem para
proteger a via contra chuvas e colocação de brita sob os trilhos. O objetivo é
aumentar a segurança do trecho.

O
investimento na reforma, a ser feito pela STM (Secretaria dos Transportes
Metropolitanos), será de R$ 4,3 milhões.

O prazo para
envio dos documentos termina às 9h30 do dia 13 de setembro e, em seguida,
haverá a abertura dos envelopes para definir a empresa vencedora.

A obra terá
início na estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, e terminará
antes da parada Cacique, local que fica a 1.743 m de altitude.

De acordo
com a secretaria, as obras devem começar até o final deste ano e prosseguirem
até o primeiro semestre do ano que vem.

Quando
concluída, os trilhos voltarão a receber o Trem do Mirante, que percorre um
trecho de 19 quilômetros entre as duas cidades.

 

TREM

 

A
maria-fumaça de Campos, que faz a rota entre as estações Emílio Ribas e
Abernéssia, também passará por reforma. Os reparos necessários estão também em
processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada.

Já o centro
de memória ferroviária de Pindamonhangaba está fechado por causa de obras na
estação e deve ser liberado para visitação em dezembro. O local reúne
documentos e máquinas da história da ferrovia.

A rota
turística de Campos a Pindamonhangaba voltou a ser oferecida em 2015, após
hiato de dois anos e meio.

O trajeto
havia sido suspenso após um acidente matar três pessoas em novembro de 2012.
Ele percorre trecho da serra da Mantiqueira e construções históricas como a
estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal.

Para voltar
a operar, foram trocados à época 14.800 dormentes e 20 quilômetros de trilhos e
implantadas quase 5.000 canaletas para drenagem. Além disso, foi adotado um
registrador de eventos —espécie de caixa-preta— ​​ e um limitador de
velocidade.

Outros
passeios turísticos continuam em operação em Campos do Jordão, como o bonde
turístico, o teleférico, o pedalinho e o centro de memória ferroviária.

Já em
Pindamonhangaba, estão disponíveis o trem turístico Piracuama e o parque Reino
das Águas Claras, com rios, cachoeiras e esculturas de personagens do escritor
Monteiro Lobato.

 

Fonte: https://sobretrilhos.blogfolha.uol.com.br/2018/08/16/ferrovia-entre-campos-do-jordao-e-santo-antonio-do-pinhal-passara-por-reforma/

 

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