O GDF lança
hoje o edital de licitação para a expansão do metrô em Samambaia. O projeto
prevê mais 3,67km de trilhos e duas novas estações: uma na Quadra 111 e outra
na 117. As obras incluem, ainda, a construção de três viadutos, sendo dois
rodoviários e um metroviário; quatro passarelas para pedestres; e uma
subestação de energia. Com a ampliação do transporte sobre trilhos, o governo
estima atender 10 mil pessoas a mais por dia.
Com a
homologação do processo, as empresas interessadas podem se inscrever na
concorrência. A estimativa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal
(Metrô/DF) é de que, em janeiro de 2019, essa etapa de seleção seja concluída,
o acordo firmado e que, a partir de então, comece a construção. “Assim como
acontece no mundo todo, a expansão dos trilhos vai valorizar os ramos
imobiliário, comercial e de serviço; com isso, haverá um boom na geração de
empregos e nas rendas, fomentando a economia e o desenvolvimento urbano”, prevê
o presidente da Metrô-DF, Marcelo Dourado. A expectativa é de que as obras
sejam concluídas em 2021.
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O Estudo de
Viabilidade Técnica, Econômica, Social e Ambiental da empreitada estimou que,
com a construção dos terminais de metrô, será possível reduzir mais de 3,2 mil
carros particulares e 62 ônibus circulando diariamente na região. Com isso, a
pesquisa conclui que haverá redução tanto na quantidade de poluentes
atmosféricos quanto do tempo de viagem. A verba estimada é de R$ 123 milhões,
sendo que 88% do valor é proveniente do Orçamento Geral da União, e os outros
12% da contrapartida financeira do GDF. Ao Correio, o governador Rodrigo
Rollemberg disse que viabilizar as obras foi uma prioridade da gestão. “Mesmo
que boa parte do montante venha do governo federal, houve esforço e trabalho do
governo local para equilibrar as contas, permitindo ao DF a capacidade de
investimento”, afirmou.
Modernização
Rollemberg
destacou, ainda, que as três novas estações que o Distrito Federal está prestes
a receber foram construídas com verba local. A previsão é de que, até novembro,
os terminais da 106 Sul, no Cine Brasília, e da 110 Sul possam receber
passageiros. Até o fim de 2018, deve ficar pronta a estação da Estrada Parque,
em Águas Claras. As duas primeiras obras foram orçadas, no total, em R$ 38
milhões.
A expansão
do metrô de Samambaia faz parte do empreendimento “Expansão e Modernização da
Linha 1”. Ele foi dividido em quatro etapas, com o objetivo de viabilizar a
liberação dos recursos pelo Ministério das Cidades. Além do trecho de
Samambaia, estão incluídos o de Ceilândia, o da Asa Norte e uma modernização do
transporte. “Todas as etapas estão aprovadas pelo Ministério das Cidades e pela
Caixa Econômica Federal. No entanto, necessitamos da liberação da verba federal
para darmos início a esses outros processos licitatórios”, explica Rollemberg.
A
expectativa do Executivo local é de que o recurso da União seja liberado ainda
no primeiro semestre de 2019. Se a previsão for cumprida, todas as obras da
Expansão e Modernização da Linha 1 devem ser entregues até o fim de 2022.
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