Cinco meses
após a inauguração de quatro estações do monotrilho da linha 15-prata, a
situação mudou pouco para moradores da zona leste de São Paulo.
Passados 160
dias do início da operação das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói
e Vila União, todas seguem com funcionamento apenas das 9h às 16h de segunda a
sexta feira.
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A entrega
foi feita no último dia da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que
deixou o governo para a disputa da presidência. Após o evento, as obras tiveram
ritmo reduzido.
Previstas
inicialmente para 2012, as estações fazem parte da linha que liga Cidade
Tiradentes e Vila Prudente, na zona leste paulistana, e ajudaria a desafogar a
situação de quem vive em regiões como Sapopemba.
No entanto,
a demora na entrega tem gerado reclamações de moradores do bairro. O estudante
Paulo Guilherme da Silva, 20, leva em média 50 minutos, em um dia de pouco
fluxo, para chegar à estação de metrô Oratório, única inaugurada desde o início
do projeto.
“É muito
complicado cruzar todo esse percurso e saber que a linha só chegou até a metade
do caminho, pois da estação até o centro ainda é bem distante”, afirma.
Morador de
Sapopemba há 20 anos, Jonas Assumpção, 45, não tem segunda opção, quando faltam
linhas de ônibus. De transporte público, levaria mais de 1h30 até a estação
Belém, da linha 3- vermelha.
Além da
inauguração às pressas das quatro estações, moradores relatam problemas mesmo
no período em que está em funcionamento. O intervalo entre os trens chega até
30 minutos, a velocidade é reduzida e há interrupção da viagem para trocar de
plataforma.
Por outro
lado, apontam que há melhorias no entorno das estações como o paisagismo e uma
pista de corrida e lazer.
“Se a obra
for concluída até São Mateus já facilitaria muito nossa vida, porque até Cidade
Tiradentes não tem previsão de entrega. Mas reduziria muito o problema da
região com transporte”, afirma Marcia Gerônimo, 46, nascida e moradora da
região.
“Espero que
até o fim do ano elas já estejam funcionando. Estamos em ano de eleição e as
estações prontas e em testes. Não entendo por que não são utilizadas ou
prolongam o horário por mais tempo”, completa.
Segundo o
Metrô, a previsão é de que os testes se encerrem neste semestre, dando início à
operação plena no novo trecho. A Companhia não especificou o mês.
“Os testes
que vêm sendo realizados na linha 15-Prata seguem protocolos rígidos e
imprescindíveis, que obedecem a padrões internacionais, fundamentais para a
verificação da maturidade dos equipamentos, sistemas e interfaces, garantindo a
sua confiabilidade e segurança”.
A empresa
afirma que ainda neste ano, as estações Jardim Planalto, Fazenda da Juta,
Sapopemba e São Mateus serão entregues.
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