Metrô SP adia licitação da estação Jardim Colonial

O Metrô de
São Paulo adiou os prazos da licitação de execução das obras civis da Estação
Jardim Colonial (ex-Iguatemi) da Linha 15-Prata do Metrô, conforme aviso
publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (19). Agora, a sessão
pública de recebimento de propostas e abertura de envelopes está marcada para o
dia 30/11 às 10h (a data anterior era 22/10).

A
data-limite para pedido de esclarecimentos foi alterada para 09/11, a data para
resposta aos pedidos de esclarecimentos ficou marcada para 23/11 e a data-base
dos preços ofertados deverá ser o primeiro dia do mês de apresentação das
propostas, ou seja, dia 1º de novembro.

A licitação
é do tipo menor preço e o valor de orçamento estimado pela companhia é de R$
92,5 milhões (data-base 01/06).

Está no
escopo da concorrência do edital, divulgado no dia 14 de setembro, a execução
de obras civis na Estação Jardim Colonial e implantação de paisagismo,
iluminação, ciclovia e adequação do sistema viário no trecho compreendido entre
as estações São Mateus e Jardim Colonial. Entre as atribuições da empresa
vencedora da licitação está a elaboração de um projeto executivo com:

 

Projetos de
desvio de tráfego;

Projeto de
obra civil para implantação da ciclovia;

Projeto para
adequação do sistema viário;

Projetos de
iluminação da ciclovia;

Projetos de
sinalização horizontal, vertical e semafórica;

Projetos de
reurbanização e paisagismo.

 

O prazo de
vigência do contrato é de 28 meses a contar da data da assinatura e os serviços
têm prazo de execução de 24 meses contados a partir da emissão da primeira
Ordem de Serviço (OS), ou seja, com isso estima-se que a estação ficaria pronta
em 2021. O prazo máximo para a emissão da primeira OS é de 30 dias a contar da
data de assinatura do contrato.

 

Histórico

A Linha
15-Prata, cujos trens são do tipo monotrilho, funciona desde agosto de 2014
entre as estações Vila Prudente e Oratório, ao longo de 2,9 km (contando com o
pátio de manobra).

Inicialmente,
o projeto previa a extensão até Cidade Tiradentes, mas a extensão foi cortada e
hoje a linha prevê ao todo 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial,
com 15,3 km de extensão.

Em abril
deste ano foram entregues as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e
Vila União, que até hoje funcionam em operação assistida, com horário reduzido.

Em agosto, o
secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni,
previu a inauguração da estação Jardim Planalto entre setembro e outubro e até
o final do ano outras três (Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus). A estação
Jardim Colonial é a única da linha que ainda não entrou em obras.

A previsão é
que a abertura e recebimento de envelopes da licitação de concessão de toda a
linha para a iniciativa privada ocorra no dia 22 de novembro, após dois
adiamentos. Ao todo, a licitação recebeu mais de 150 questionamentos de
empresas interessadas em participar da concorrência.

O objetivo é
conceder à iniciativa privada a operação e manutenção da linha 15 pelo período
de 20 anos. O valor do contrato é estimado em R$ 4,5 bilhões, com lance mínimo
para outorga de R$ 153,3 milhões.

 

Clique aqui
para ver o edital de licitação das obras da estação Jardim Colonial.

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