Novas estações fazem linha da Paulista ter 50 mil viagens a mais por dia

SÃO PAULO –
A Linha 2-Verde da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) passou a ter
50 mil viagens diárias a mais após o início da operação em horário comercial
das novas estações da Linha 5-Lilás. O número saltou de uma média de 701 mil,
nos dias úteis de agosto, para de 750 mil a 753 mil, na semana passada.

O aumento de
usuários no ramal já era esperado pelos engenheiros da empresa e por
especialistas. O motivo é que a nova Linha 5 abriu mais opções de conexão para
os passageiros que circulam pela rede, sobretudo da zona sul. Antes, muitos
tinham como única forma de conexão um circuito de baldeações que incluía a
Linha 5-Lilás até Santo Amaro, a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos (CPTM) e a Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.

Agora, há
possibilidade de o usuário fazer conexões diretas entre a zona sul e as Linhas
1-Azul e 2-Verde, nas Estações Santa Cruz e Chácara Klabin. Essas paradas,
pelos dados da companhia, tiveram aumento ainda maior do número de usuários. Na
Santa Cruz, na semana passada, a média foi de 108 mil passageiros por dia, ante
média anterior de 63 mil nos dias úteis.

Na Chácara
Klabin, que até setembro era a estação mais vazia de toda a rede
metroferroviária, o número foi multiplicado por seis: o total de usuários
passou de 8 mil para 48 mil em uma semana. Segundo a ViaMobilidade,
concessionária que administra a Linha 5-Lilás, na Estação Chácara Klabin
embarcaram 42 mil pessoas, na média, nos dias 16 e 17 da semana passada. Na
Santa Cruz, foram 60 mil pessoas, na média dos mesmos dias.

Os usuários
já sentiram a diferença. “Antes da abertura da Linha 5-Lilás não tinha ninguém
aqui na Chácara Klabin. Eu percebi que depois da inauguração aumentou o número
de usuários, mas o trem não chega a ficar lotado”, diz a usuária Paola Couto
Rennó, de 32 anos, que usa a Linha 2 diariamente.

“A baldeação
reduz o fluxo de passageiros nas outras linhas”, afirma o usuário Antônio
Souza, de 47 anos. “Era vazio. Quatro, cinco pessoas esperavam o trem na
plataforma”, diz Aline Feitosa da Silva, de 32 anos.

 

Menos sufoco

 

O
crescimento diminuiu, ao menos um pouco, a superlotação nas conexões da Linha
4-Amarela. O ramal, que sai da Luz e vai até o Butantã, passando por baixo das
Ruas da Consolação e dos Pinheiros, na zona oeste, tinha desde 2012 um problema
de superlotação no túnel que faz a conexão com a Linha 2-Verde, na Paulista. A
questão também era queixa constante na Estação Pinheiros, onde a Linha 4 se
conecta à CPTM.

A ViaQuatro,
concessionária da Linha 4, informou ao Estado que 130 mil pessoas passaram pela
Estação Paulista nos dias 16 e 17. É um número 7% menor do que a média dos dias
úteis no mês anterior, segundo a empresa. Em Pinheiros, a redução foi maior:
14% no mesmo período.

 

Pontos-chave

 

Passageiro
fazia baldeação até pela CPTM

 

Caminho
anterior

 

Circuito de
baldeações na zona sul incluía a Linha 5-Lilás até Santo Amaro, a Linha
9-Esmeralda da CPTM e a Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.

 

Mudança

 

Agora, há
possibilidade de o usuário fazer conexões diretas entre a zona sul e as Linhas
1-Azul e 2-Verde, nas Estações Santa Cruz e Chácara Klabin.

 

Resultado

 

Somente na
Estação Santa Cruz, na semana passada, a média foi de 108 mil passageiros por
dia, ante média anterior de 63 mil nos dias úteis.

 

– Fonte:
https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,novas-estacoes-fazem-linha-da-paulista-ter-50-mil-viagens-a-mais-por-dia,70002559067

 

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