A CRRC
Sifang, uma fabricante chinesa, fornecerá 10 trens de três carros para os
serviços Biotren e Corto Laja, um sistema suburbano que opera em 7 comunas da
Grande Concepción, no Chile, e mais três composições de dois carros para a rota
Victoria-Temuco.
O
anúncio foi feito em 26 de outubro pelo subsecretário de transportes José Luis
Domínguez, presidente da EFE, Pedro Pablo Errázuriz, presidente da
Ferrocarriles del Sur, Sr. Víctor Lobos e autoridades regionais e comunitárias.
A Alstom e a CAF também apresentaram propostas, porém sem sucesso.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A
operadora CHILEAN State Railways (EFE) afirma que os trens serão mais silenciosos,
mais leves e mais eficientes em termos energéticos em comparação com a frota
atual.
A
concorrência exigiu composições com um dispositivo anti-colisão, além de
janelas de vidros duplos de policarbonato que permitirão maior isolamento
térmico e acústico.
Os
novos trens aumentarão a capacidade no serviço Biotren de 560 para 813
passageiros por trem, enquanto a capacidade no serviço Corto Laja também
aumentará de 560 passageiros para 728. A capacidade do serviço Victoria-Temuco
mais que dobrará de 190 para 438 passageiros.
A
primeira unidade deverá ser entregue em março de 2020 e está programada para
entrar em operação no segundo semestre do ano.
Seja o primeiro a comentar