A
Linha 3 do VLT Carioca, cujos testes sem passageiros tiveram início essa
semana, deve entrar em operação em dezembro. Essa é a expectativa da operadora
VLT Carioca, que estima crescimento entre 20% e 30% de usuários no sistema que
já transporta 70 mil pessoas em média, por dia, nas duas linhas já existentes –
Linha 1 (Rodoviária-Aeroporto Santos Dumont) e Linha 2 (Saara-Praça XV).
A
Linha 3 do VLT começará na Central do Brasil e terá três estações: Duque de
Caxias (na Praça Cristiano Otoni), Camerino (próxima à rua de mesmo nome) e
Santa Rita (que ficará na última quadra da Avenida Marechal Floriano, próximo
ao Largo de Santa Rita). Logo em seguida, os trilhos se unirão à Linha 1, entre
as estações São Bento e Candelária. A partir desse ponto, a Linha 3 reforça o
atendimento aos passageiros que seguem até o Aeroporto Santos Dumont.
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Os
testes dinâmicos na Linha 3, segundo a administração do VLT, consistem em
avaliar: comportamento dos veículos no novo trecho, sistema de energia,
ar-condicionado e mais para a frente também sistemas de sinalização.
Além
disso, o momento é de acompanhamento da integração dos sistemas à nova linha,
treinamento dos condutores e também para que as pessoas que circulam na área se
acostumem com o VLT. Essa evolução é que vai ajudar a determinar o início
exato da operação, disse a empresa em nota.
Ainda
segundo a concessionária VLT Carioca, a frota total de 32 trens é
suficiente para atender à demanda existente no momento. São composições da
Alstom Citadis (cinco produzidas na França e outras 27 na fábrica da Alstom em
Taubaté-SP).
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