Metrô de SP e CPTM destravam obras de extensão

Em meio
a imbróglios, as obras das linhas 15-Prata, do Metrô de São Paulo, e
9-Esmeralda, da CPTM, ganharam novo capítulo. O Metrô de SP anunciou hoje que
fará nova licitação para finalizar as obras das estações Jardim Planalto,
Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A publicação do edital está prevista
para dezembro. A meta para a assinatura do contrato é março com início das
obras em abril. O prazo de conclusão estimado é outubro de 2019. Vale
lembrar que o governo do estado pretende conceder a operação e manutenção da
linha para a iniciativa privada, num leilão que, até então, está previsto
para acontecer em março de 2019. Já a CPTM homologou a licitação das obras
de extensão da Linha 9-Esmeralda no trecho entre as estações Grajaú e Varginha,
conforme publicado no Diário Oficial do Estado ontem (quarta, 31).

O Metrô de São Paulo notificou a Azevedo & Travassos da
rescisão de dois contratos que mantinha com a empresa para construção da Linha
15-Prata. Um deles referia-se à conclusão do paisagismo e da ciclovia ao longo
da via elevada do monotrilho e, o outro, à finalização das estações Jardim
Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – todas com mais de 90% dos
serviços executados. O Metrô de SP afirmou, em nota, que nos últimos meses, a
Azevedo & Travassos reduziu drasticamente o efetivo nas obras – embora os
pagamentos estivessem em dia com a empresa – dando causa a notificações e
aplicação de multas que somadas ultrapassam R$ 7,7 milhões.

Para o contrato referente às obras de paisagismo e ciclovia, o
Metrô já contatou o segundo colocado da licitação realizada em 2016 e, caso a
empresa aceite dar continuidade ao projeto pelos valores licitados, os serviços
deverão ser retomados em 30 dias, podendo ser concluídos no início de abril de
2019.

Já para a conclusão e finalização das estações Jardim Planalto,
Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, o Metrô também contatou a segunda
colocada da licitação realizada em 2016, mas a empresa não demonstrou interesse
em ingressar no projeto. Desse modo, nova licitação será realizada.

 

Linha 9-Esmeralda

 

A companhia negou, nesse mês, recurso administrativo apresentado
pela empresa Consbem, segunda colocada na concorrência para a obras de extensão
entre Grajaéu e Varginha. Em primeiro lugar na disputa ficou o Consórcio
Concrejato-Alberoni e Arruda, composto pelas empresas Concrejato Serviços
Técnicos de Engenharia S/A e Alberoni e Arruda Serviços de Engenharia Ltda.

A obra em questão é a execução de serviços de engenharia, com
fornecimento de materiais e equipamentos, para a extensão ferroviária no lote
1, que vai do Pátio Grajaú até a Estrada dos Mendes (o lote seguinte vai deste
ponto até Varginha). O prazo de vigência da obra é de 18 meses, acrescido de 12
meses para a operação assistida (totalizando 30 meses).

Ao todo, o projeto possui dez contratos: o contrato mencionado
acima, o contrato de obras civis do lote 2 (que está para ter o seu edital
publicado) e outros oito projetos em execução, englobando mais de R$ 186
milhões. O Ministério das Cidades liberou R$ 170 milhões, desde o segundo
semestre do ano passado, e o restante (R$ 16 milhões) foi repassado pelo
governo do Estado.

Os contratos em execução englobam sistema de sinalização, reforço
de rede área, adequação do Centro de Controle Operacional, suprimento de
energia, além de supervisão de energia, sinalização e telecomunicações, além da
construção de quatro viadutos ferroviários.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de
620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação entre Grajaú e Varginha, a
projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo
futuro trecho onde serão construídas duas novas estações (Mendes-Vila Natal e
Varginha).

As obras de extensão começaram em 2013 com previsão de entrega em
2015, porém ela foi paralisada por falta de recursos e os canteiros de obras
estavam abandonados desde então.

 

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