Traçado da Ferrovia de Integração em MT será mantido e construção independe de fundo

O
traçado da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), no trecho ligando
Campinorte, em Goiás, até Água Boa, em Mato Grosso, numa extensão de 386
quilômetros, será mantido. A decisão é resultado de uma audiência pública
realizada pela Assembleia Legislativa na última sexta-feira, 22, em Água Boa, e
foi comunicada nesta segunda-feira, 26, em plenário, pelo senador Wellington
Fagundes (PR), que representou a Comissão de Infraestrutura no evento.

Segundo
Wellington, a ferrovia seguirá o traçado original até a cidade de Lucas do Rio
Verde, na região do Médio Norte do Estado. “Ficou definido: não se aceita
falar em mudança de traçado, exatamente para não atrasar a possibilidade da
construção da Ferrovia” – enfatizou. Fagundes destacou que já existe um
projeto aprovado, inclusive com Licença Ambiental expedida para esse fim e
qualquer alteração “seria um risco muito grande”.

A
construção da FICO, de acordo com o senador, independe da aprovação do Fundo
Nacional de Desenvolvimento Ferroviário, cujo projeto, resultado de uma Medida
Provisória do Governo, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. Os
recursos para a implantação da ferrovia estão previstos na renovação da
concessão da Ferrovia Vitória-Minas, pela Vale do Rio Doce.

Segundo
Wellington, trata-se de uma “equação inteligente” definida pelo
Governo e que já está inclusive com sinalização favorável do Tribunal de Contas
da União (TCU) e também da Agência Nacional de Transporte Terrestre, a ANTT. O
modelo executado – ele acrescentou – vai facilitar a implantação da ferrovia
porque não seria preciso fazer licitação, já que a Vale “é uma empresa
hoje de caráter privado que teria condições de fazer essa obra em tempo muito
rápido”.

A
FICO é considerada fundamental para viabilizar de vez a Ferrovia Norte-Sul.
Implantada, a Ferrovia de Integração vai proporcionar um alívio significativo
para o escoamento dos grãos da Região do Vale do Araguaia, permitindo a redução
de custos do frete em aproximadamente 25%. De acordo com o Instituto
Mato-grossense de Estudos Agropecuários (IMEA), a produção de soja e milho na
região representa 32% da produção do estado, e até 2025 deve saltar de 20
milhões para 29 milhões de toneladas. Além da produção agrícola, a FICO
incorporará grande parte da produção de carne bovina.

 

CONCESSÕES
AEROPORTUÁRIAS – “O Brasil é muito grande, então, precisamos construir
estradas, construir ferrovias, viabilizar nossas hidrovias” – acentuou o
senador, ao manifestar o apoio da Frente Parlamentar de Logística de
Transportes e Armazenamento (Frenlog) aos projetos da intermodalidade.
Wellington destacou que no próximo dia 29 será lançada, no Palácio do Planalto,
a licitação das concessões de aeroportos brasileiros no Nordeste e também do
Centro-Oeste.

Em
Mato Grosso são quatro aeroportos a serem concedidos em bloco. São eles localizados
nos municípios de: Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Várzea Grande (Região
metropolitana de Cuiabá). “Isso é muito importante, porque acreditamos que
teremos com isso investimentos externos; inclusive existem interessados de
vários países, empresas operadoras internacionais, que querem participar e já
demonstraram interesse em participar dessas concessões” – ele destacou.

 

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