O governo chinês divulgou hoje, dia 19 de dezembro de 2018,
a aprovação de nove projetos de ferrovias em Xangai.
O investimento total é estimado em 298,35 bilhões de yuans,
cerca de US$ 43,5 bilhões (aproximadamente 174 bilhões de reais).
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No pacote de obras aprovado, consta a construção de linhas
de metrô, além da expansão do transporte ferroviário de Xangai em 286,1
quilômetros, melhorando o transporte coletivo, informa a Comissão Nacional de
Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês).
A retomada ocorre após o governo chinês ter suspendido
investimentos em metrôs e trens leves no ano passado. Algumas cidades lançaram
projetos e não conseguiram custear os investimentos necessários para sua
implantação.
Além de persistir em fortes investimentos em infraestrutura
de transporte, característica marcante do país asiático nas últimas décadas, o
movimento está sendo visto como uma ação para estimular a atividade econômica,
com sinais de desaceleração.
O governo de Xangai vai arcar com 45% dos custos do
investimento inicial, captando o restante junto a bancos e outras instituições
financeiras. A informação é da NDRC.
A Ásia é o lar de nada menos do que sete dos dez mais
movimentados metrôs do planeta. Quando se considera a extensão, os dois maiores
estão justamente na China: Xangai, com 639 km, seguido pela capital Beijing,
com 590 km.
O Diário do Transporte publicou recentemente uma matéria com
as principais estatísticas dos metrôs do mundo, reproduzindo dados de relatório
produzido pela UITP – International Association of Public Transport (Associação
Internacional de Transporte Público). O texto traz uma série de informações
importantes para quem gosta de acompanhar a evolução do sistema metroviário.
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