O Portal da Cidade teve acesso à informação, no final da tarde de ontem (quarta-feira, 30), que o edital para a concorrência de concessão da Ferrogrão já está passando por ajustes finais e que poderá ser lançado ainda no primeiro semestre do ano.
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – já havia publicado, no último dia 17, o relatório final sobre as audiências públicas realizadas para discutir o tema e, a partir daí, os técnicos já começaram a elaborar o documento que estabelece as regras básicas da concessão.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo foi possível apurar, a proposta oferecida pelo Governo Federal estima receber aproximadamente R$ 14 bilhões pelo direito de exploração da ferrovia pelo período de 65 anos. Em contrapartida, a concessionária vencedora do certame poderá cobrar tarifas para transporte de carga, passageiros, receitas extraordinárias, por exemplo.
Ontem mesmo, durante entrevista coletiva concedida em Brasília, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, voltou a declarar que o Palácio do Planalto segue um programa bastante ambicioso para a retomada das ferrovias no Brasil. Segundo ele, o programa ferroviário “está calcado em um pilar de concessão de novos trechos Ferrovia de Integração Oeste-Leste [FIOL], Ferrogrão e Norte-Sul e depois a prorrogação antecipada dos contratos existentes. Nessa questão, estamos examinando toda a malha existente”.
ESTIMATIVAS – Estima-se que, em funcionamento, a Ferrogrão poderá abrir uma nova etapa na produção de grãos em Mato Grosso. Cálculos feitos pelo Ministério da Infraestrutura este ano indicam que a expansão pode ultrapassar os 70% e, até 2028, a Ferrogrão pode ser responsável pelo transporte de aproximadamente 108 milhões de toneladas em grãos produzidos em Mato Grosso ao ano.
Seja o primeiro a comentar