Metrô deve concluir processo de licitação para retomar obras da linha 15 do monotrilho até o fim de janeiro

O Metrô deve concluir o processo de licitação para contratar a nova empresa para retomar as obras da Linha 15-Prata do Monotrilho até o fim do mês de janeiro. Segundo a companhia, a empresa que deveria finalizar as obras das quatro estações que não foram inauguradas foi multada em R$ 8 milhões. O contrato com a empresa que terminaria essas quatro estações foi encerrado em 2018.

A linha 15-Prata do Monotrilho está funcionando em período integral da estação Vila Prudente até a Vila União. Desde o fim de semana, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, passaram a funcionar em horário estendido. São seis estações ao longo de oito quilômetros de extensão.

A linha passa a funcionar de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h, e aos sábados, das 4h40 à 1h.

As outras quatro estações faltantes foram prometidas até o final deste ano e chegar até São Mateus. No entanto, algumas obras apresentam abandono.

Embaixo da futura estação São Mateus, a barreira entre o trânsito e a obra caiu. Não há separação e no local tem material abandonado e sacos de argamassa perdidos.

Em Sapopemba, a obra parada bloqueia a faixa de pedestres e não há um caminho provisório no local. Na entrada tem restos de madeira e lixo. As escadas rolantes começaram a ser instaladas, mas o serviço foi paralisado.

A estação Jardim Planalto ocupa a calçada. De um lado, entulho e material de construção e do outro, água parada. O Metrô colocou seguranças para tomar conta dos canteiros.

De acordo com o Metrô, o fabricante das escadas e dos elevadores parados foi chamado para fazer o conserto.

Histórico
A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009 está seis anos atrasada. O projeto previa ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes, até 2012. Mas, as primeiras duas estações, Oratório e Vila Prudente, ficaram prontas em 2014.

Em 2016, o Metrô anunciou que o projeto deveria ser encolhido em 13 quilômetros e perder oito estações. A estação final passou a ser a São Mateus.

Quatro estações foram abertas em abril de 2018. Em janeiro de 2019, a estação São Lucas não tem todos os postes de iluminação instalados. As bases, com parafusos expostos, estão no meio da calçada.

O terminal de ônibus que fica embaixo da estação vila Prudente deveria ter sido inaugurado junto com ela, mas ele ainda está fechado. Uma das entradas é ponto de descarte de lixo. A SPTrans e o Metrô afirmaram que estão em tratativas para que o terminal comece a funcionar.

Falha
Durante a madrugada desta quinta-feira (17), uma equipe de manutenção detectou um problema no equipamento da via entre as estações Oratório e São Lucas. As plataformas das estações ficaram cheias de passageiros.

Por causa do problema, os trens circulam por uma única via entre as estações Vila Prudente e São Lucas e entre as estações São Lucas e Vila União. O usuário que embarca na Vila Prudente para a Vila União precisa trocar de trem para sequir viagem.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/01/17/metro-deve-concluir-processo-de-licitacao-para-retomar-obras-da-linha-15-do-monotrilho-ate-o-fim-de-janeiro.ghtml

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