A empresa da Malásia Scomi, está fora do projeto do monotrilho Linha 18-Bronze, diz CEO da Vem ABC

Na última segunda-feira, 25 de fevereiro, o CEO do consórcio Vem ABC, Maciel Paiva, e sua equipe, recebeu na sede da empresa, portais especializados em transporte, dos quais o Rede Noticiando participou.

Na primeira matéria, de uma série de reportagens que traremos sobre o encontro, falaremos sobre a fornecedora do material rodante para a futura Linha 18-Bronze do monotrilho.

A Linha 18-Bronze do monotrilho irá ligar a região populosa do ABC até a estação Tamanduateí, interligando as linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O contrato entre o Governo do Estado e o consórcio foi assinado em 22 de agosto de 2014 e já passou por cinco aditivos. O último venceu em 22 de novembro do ano passado.

Maciel Paiva comentou sobre o fornecimento dos trens da Linha 18-Bronze, que até então, ficaria a cargo da empresa da Malásua Scomi. Segundo ele, a empresa alegou problemas financeiros, e desistiu do projeto, como ocorreu com a Linha 17-Ouro do monotrilho, na Zona Sul de São Paulo.

Paiva disse que o consórcio Vem ABC já iniciou negociações com outras fabricantes internacionais para o fornecimento dos trens.

“Há várias possibilidades de fornecedores que possam atender aos nossos projetos. Já estamos conversando com alguns deles. Podem ser empresas de forma isolada como também a formação joint ventures. Essa é a flexibilidade da PPP. Se uma das partes não pode cumprir o que está estabelecido no contrato, nós da iniciativa privada podemos providenciar com muito mais facilidade um substituto”, disse Maciel Paiva.

O mercado pode oferecer diversas opções a Vem ABC. Empresas como a BYD, Bombardier, Hitachi e a CRRC são umas diversas opções que podem substituir a Scomi no projeto.

A troca de fornecedor é o menor dos problemas comentou Paiva, já que a Parceria Público-Privada (PPP) com a Vem ABC. A concessionária aguarda apenas os recursos financeiros para as desapropriações por parte do governo estadual.

Houve relatos até de troca de modal, entretanto, Maciel Paiva foi contundente ao afirmar que “não tem como o monotrilho do ABC não sair”.

Fonte:Rede Noticiando

Scomi está fora do projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, diz CEO da Vem ABC


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*