Após acidente, Alerj quer apurar condições de sistema ferroviário

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), deputado Dionísio Lins (PP), vai solicitar na próxima quinta-feira (28) a realização de uma audiência pública para acompanhar e apurar as condições do sistema ferroviário da capital fluminense.

A movimentação do parlamentar ocorre após a colisão entre dois trens, nesta quarta-feira (27), deixar um maquinista morto e oito feridos, na estação de São Cristovão, na zona norte.

O presidente da comissão lamentou que acidentes como esse ocorram frente à tecnologia avançada e que o caso  deve ser investigado e punido com máximo rigor.

Dionísio Lins também afirmou que a batida pode ter sido provocada por falha no sistema de segurança.

“Se realmente houve uma falha de comunicação que permitiu que uma composição não identificada saísse da Central e colidisse com outra no mesmo ramal, houve no mínimo, em minha opinião, erro humano ou falha no sistema de segurança.”

A comissão pretende investigar as condições de funcionamento das composições, seus maquinários, sinalização e o estado de desgaste e uso dos trilhos. O parlamentar vai solicitar que a audiência pública seja marcada para a primeira quinzena de março.

Serão chamados para a reunião representantes da Rio Trilhos (Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro), da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro), do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e do Sindicato dos Ferroviários.

Fonte: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/apos-acidente-alerj-quer-apurar-condicoes-de-sistema-ferroviario-27022019

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*