Clima de otimismo

A expectativa por novos negócios este ano levou empresas do setor a fecharem participação na 21ª NT Expo – Negócios dos Trilhos, que acontece entre os dias 19 e 21 de março, na São Paulo Expo. A feira está com todos os espaços vendidos desde dezembro de 2018, de acordo com a Informa Exhibitions, organizadora do evento. Serão distribuídas 110 marcas em um pavilhão de 8 mil metros quadrados. A empresa não menciona o número de expositores, pois no mesmo espaço pode haver mais de uma marca, mas informou que haverá 27 empresas irão ao evento pela primeira vez.

“Crescemos mais de 10% em número de expositores em comparação com a última edição, em 2017. O setor ferroviário está mais otimista com o plano de concessões anunciado pelo governo federal”, acredita Márcia Gonçalves, gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa.

O NT Expo desse ano tem como principais novidades a data e o local. Antes realizada próximo ao fim do ano, geralmente em novembro, agora a feira acontecerá em março, e será organizada juntamente com a 25º Intermodal South America, evento anual que reúne interessados nos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. Márcia diz que as mudanças possibilitaram antecipar ciclos de negócios, adequando-os aos calendários nacional e internacional. “A NT Expo junto com a Intermodal South America é uma boa estratégia para fomentar novos negócios para os dois mercados”.

Outro destaque é que durante a feira acontecerá, pelo segundo ano, o evento chamado “Estação Conhecimento”. Será um espaço onde serão realizadas 30 palestras gratuitas (10 por dia) com duração de 30 minutos cada. As palestras serão ministradas pelos expositores (Hyundai Rotem, ITAL Certifer, GE, CPTM, CRRC entre outras) e por associações parceiras. Para assisti-las, basta fazer o credenciamento de visitante na NT Expo. A capacidade da Estação Conhecimento é de 80 lugares.

Expectativa de público

O evento congrega toda a cadeia produtiva em torno dos segmentos de carga e de passageiro em níveis nacional e internacional. Na última edição da NT Expo, realizada em 2017, houve 4.900 visitantes. A expectativa dos organizadores para este ano é manter esse número. Em 2016 houve cerca de 5.000 visitantes.  Também deve ser mantida a área total da feira (8 mil metros quadrados).

Uma atração deste ano que deve atrair a atenção do público é a Galeria 50 Anos do Metrô, que em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, vai reunir material sobre meio século do sistema na capital paulista.  Além disso, o evento será palco da apresentação do Prêmio de Jornalismo da ANPTrilhos.

Entre as empresas que participam da 21ª Expo estão fornecedores especializados em bilhetagem, construção e infraestrutura, eletrificação, gerenciamento de sistemas, operadoras de cargas e passageiros, manutenção, metalurgia e usinagem, sinalização, dormentes, peças e componentes, interiores e telecomunicações. “Todos os segmentos estão com boas expectativas em função dos projetos previstos na área”, disse a gerente da Informa Exhibitions.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*