A colisão entre dois trens em São Cristóvão que matou uma pessoa e feriu oito na manhã desta quarta-feira foi mais um episódio na história dos acidentes ferroviários no Rio. Ao longo dos últimos 50 anos, veículos acima da velocidade permitida, desrespeitos à sinalização e outras irregularidades causaram tragédias que deixaram um rastro de mortos, feridos e descaso.
O último caso de grande repercussão acontecera em 2015, quando 229 pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois trens em Mesquita. Mas há relatos de casos parecidos que datam de 1952, mostrando que o problema é antigo.
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Confira abaixo algumas dessas situações:
04 de março de 1952
Um trem de passageiros que seguia em direção à Central do Brasil tomba quando cruzava a ponte sobre o rio Pavuna, em Anchieta. Após cair sobre a linha férrea, a composição foi atingida por um trem de minério que vinha em alta velocidade na direção contrária. O acidente resultou na morte de 159 pessoas.
08 de maio de 1958
Um trem que vinha de Belford Roxo colide com outra composição na altura da Mangueira. A tragédia contabiliza cerca de 200 feridos e mais de 120 mortos. O acidente é considerado o maior do tipo nos últimos 60 anos.
06 de maio de 1995
Um motorista de ônibus ignora a sinalização em uma passagem de nível em Japeri, avança sobre a linha férrea e é atingido por trem que seguia em direção ao Centro do Rio às 7h08. Cerca de 30 pessoas se feriram e 12 morreram por conta da colisão.
25 de agosto de 2001
Duas pessoas morrem quando um trem que seguia para estação de Caxias se choca com último vagão de outra composição por volta de 16h. Quinze pessoas ficaram feridas no acidente.
11 de agosto de 2004
Um trem não consegue frear a tempo e bate em outra composição na estação de Paracambi, na Baixada Fluminense, por volta de 9h20. O acidente deixou 52 feridos. O veículo estava a 70 km/h em um trecho com velocidade máxima de 30 km/h.
30 de agosto de 2007
A caminho da Central do Brasil, um trem se choca com traseira de outra composição no fim da tarde em Mesquita. A colisão deixou 8 mortos e 101 feridos.
21 de novembro de 2014
Um ônibus desrespeita a sinalização da linha férrea e colide com um trem de passageiros em uma passagem de nível na rua Ita, perto da estação de Guapimirim. No acidente, 41 pessoas ficam feridas.
05 de janeiro de 2015
Uma composição avança um sinal fechado e atinge outro trem, que estava parado na estação Presidente Juscelino, em Mesquita. Na época, 229 pessoas ficaram feridas com a colisão.
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