A gestão João Doria estuda conceder à iniciativa privada a operação de estações do Metrô, da CPTM e da EMTU, começando pelo terminal Barra Funda. O governo de São Paulo já repassou em anos anteriores a administração de linhas inteiras de transporte sobre trilhos, como no caso dos ramais 4 e 5 do Metrô.
Agora, o Estado diz que vai analisar caso a caso quais paradas ele poderá separadamente oferecer aos investidores. Já está definido qual estação será concedida primeiro. Se trata do terminal Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, cujo edital deve ser lançado neste semestre.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos disse que a concessão deverá contemplar a construção de instalações como creches. Alexandre Baldy afirmou que as empresas, por outro lado, poderão explorar o potencial construtivo das estações dependendo do caso.
O secretário deu as declarações no fim da manhã desta terça-feira (12), durante uma conversa com jornalistas na sede da pasta, no centro da capital. Alexandre Baldy ressaltou ainda que o Estado deve continuar com a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM e da linha 15 do Metrô, conforme o programado.
Seja o primeiro a comentar