Em entrevista coletiva concedida na sala de reuniões do Paço Municipal na manhã de hoje (quinta-feira, 21), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), comentou que a visita da comitiva do município ao Planalto Central trouxe avanços para pontos importantes da infraestrutura local e regional.
Os principais pontos debatidos na Capital Federal tocaram na duplicação da rodovia BR-163 entre Sinop e Cuiabá, as obras de mobilidade no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde e o andamento dos projetos para a construção das ferrovias FICO e Ferrogrão.
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RODOVIA BR-163 – Segundo relatos do prefeito, o ponto central para a duplicação da rodovia, principal eixo de circulação de mercadorias entre o meio-norte mato-grossense e a região centro-sul do País, diz respeito ao contrato de concessão do trecho à Rota do Oeste.
“Temos que resolver esta questão, que vem se arrastando há algum tempo. Já foi feita uma audiência pública no ano passado, este ano os debates continuaram e, em nossa viagem a Brasília, conseguimos levar a questão para dentro do Palácio do Planalto através da Secretaria da Presidência. Assim, temos agora algumas possibilidades que podem ser vistas: a permanência da Rota do Oeste como concessionária responsável pela rodovia e pelas obras de duplicação, com um aditivo contratual a partir das demandas apresentadas pelos municípios; ou a intervenção pacífica do Governo no contrato de concessão, dando um prazo de dois anos para que a Rota do Oeste passe esta função a outra empresa”.
TRAVESSIAS E PASSARELAS – Quanto as obras de construção das travessias e passarelas no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde, Binotti destacou que as reuniões serviram para apresentar o projeto feito pela Prefeitura Municipal que prevê a construção de cinco travessias e duas passarelas, diferentemente do apresentado pela Rota do Oeste.
“Nossa administração contratou uma empresa que fez todo o levantamento dos pontos de intersecção da cidade e constatamos que são necessários cinco pontos de travessias, na Avenida Universitária, na Avenida Goiás, na Avenida Mato Grosso e em duas rotatórias do anel viário, além de duas passarelas. Esse projeto é diferente do apresentado anteriormente pela Rota do Oeste, que previa apenas uma travessia e nenhuma passarela”, explicou.
O documento com as modificações previstas pela Prefeitura será entregue à ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – na tarde de hoje, em reunião específica para tratar dos assuntos da rodovia BR-163, em Sorriso (60km de Lucas do Rio Verde).
FERROVIAS – O prefeito ainda falou sobre o trabalho que vem sendo feito no acompanhamento dos processos de licitação para a concessão das obras das ferrovias FICO – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – e a Ferrogrão. Ele conta que, em conversar mantidas junto aos representantes da Presidência da República, foi lançado o pleito para que uma construtora seja licenciada para construir o trecho da FICO entre Lucas do Rio Verde e Água Boa.
“Começamos as tratativas para que seja lançado um edital para a construção do trecho da FICO entre Lucas do Rio Verde e Água Boa, uma vez que o trecho que sai de Campinorte-GO até Água Boa já está licitado e as obras agendadas. A proposta foi muito bem recebida e vamos dar prosseguimento a este pleito junto ao Governo Federal, pois temos um grande projeto para transformarmos Lucas do Rio Verde no maior porto seco da América Latina em alguns anos”, comentou o prefeito.
Binotti ainda lembrou da conversa que os prefeitos e agricultores da região tiveram com o vice-presidente Hamilton Mourão na semana passada, em Sorriso, sobre a obra: “o tema das ferrovias tem se tornado um debate vigoroso dentro de diversos setores do Governo e, acredito, não só Lucas do Rio Verde, mas toda a região, tem muito a ganhar com isso, porque teremos aqui um grande entroncamento ferroviário que facilitará o transporte de mercadorias e o escoamento de nossa produção. Basta lembrar que, a partir daqui, teremos acesso a, no mínimo, três portos muito relevantes”.
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