Estação Ferroviária de Goiânia é entregue nesta sexta-feira após ser restaurada

A Estação Ferroviária de Goiânia, que viveu por anos uma situação de depredação e abandono, foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a prefeitura. O edifício, que é considerado Patrimônio Cultural Nacional, será oficialmente entregue nesta sexta-feira (10), durante cerimônia na Praça do Trabalhador, no Centro.


De acordo com o Iphan, foram investidos R$ 5,87 milhões na obra, que durou 1 ano e 5 meses. A previsão inicial era de que a restauração fosse concluída até o final de 2018.


A verba da obra veio do PAC Cidades Históricas, um programa do governo federal conduzido pelo Iphan. Tombado pelo instituto, o edifício compõe o acervo arquitetônico e urbanístico art déco da capital.


Com a conclusão da restauração, Goiás se tornou o primeiro estado a finalizar todas as obras do PAC Cidades Históricas. A restauração da Estação Ferroviária foi a oitava obra a ser concluída pelo programa no estado. Segundo o Iphan, foram R$ 48,6 milhões investidos em obras em Goiás.


De acordo com a prefeitura, a Estação Ferroviária de Goiânia passará a sediar a terceira unidade do ‘Atende Fácil’, uma espécie de central de relacionamento presencial que possibilita aos cidadãos goianienses resolver pendências com as secretarias de Finanças (Sefin), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), além da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Vigilância Sanitária.


Inaugurada em 1950, a Estação Ferroviária operou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. O prédio está localizado na Praça do Trabalhador, no Setor Central, e fica nas proximidades da Câmara Municipal e do Terminal Rodoviário de Goiânia. A região também é um polo comercial que atrai clientes de todo o país, já que abriga a Feira Hippie, a Feira da Madrugada e as lojas da Rua 44.


Expectativas do comércio


Comerciantes da região contam que estão ansiosos pela entrega da Estação Ferroviária restaurada. A expectativa é que a unidade ‘Atende Fácil’ no prédio aumente o fluxo de pessoas na região.


A vendedora Vania Mendes fica em frente à Praça do Trabalhador todos os dias da semana vendendo água. Segundo ela, o movimento no local é bom, mas pode melhorar ainda mais a partir da entrega da Estação Ferroviária restaurada.


“Acredito muito que vai aumentar. A feira está aí, vem muita gente de fora, de cidades próximas. Tenho certeza que a partir do funcionamento da loja da prefeitura na estação vai aumentar ainda mais. Espero que meu lucro aumente também”, disse.


Lidiane Ribeiro dos Santos trabalha como ambulante vendendo salgados e sucos na região. Ela vende, em média, 100 salgados só no período da tarde. Agora, ela diz que já está planejando fazer mais comida para atender a clientela, que ela acredita que irá aumentar.


“Vendo muito bem por aqui já por conta da feira. Vou ter que aumentar a produção dos lanches para atender a quantidade de pessoas que vão passar a frequentar aqui. Vou aproveitar a fila do pessoal que for buscar atendimento da prefeitura para vender meus salgados”, afirmou.

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/05/10/estacao-ferroviaria-de-goiania-e-entregue-nesta-sexta-feira-apos-ser-restaurada.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*