O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no estado do Ceará registrou três acidentes nos últimos sete dias. O mais recente ocorreu nesta quinta-feira, 06 de junho de 2019.
Neste caso, segundo o portal Tribuna do Ceará, um carro invadiu a via férrea do VLT, o que causou uma colisão. Ninguém ficou ferido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ao portal local, a Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) informou que a situação foi resolvida em poucos minutos, e o trem seguiu viagem normalmente.
“O local é devidamente sinalizado com faixas brancas e amarelas pintadas no asfalto. A invasão de via férrea por carros é considerada grave infração de trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito”.
Nesta quarta-feira, 05 de junho de 2019, outro acidente envolvendo o VLT deixou quatro pessoas feridas no Cariri.
Sobre este caso, a Metrofor informou que o trem estava próximo à última estação, na cidade do Crato, quando não conseguiu frear e acabou saindo dos trilhos pelos quais deveria circular, obrigatoriamente.
Além deste acidente, na última semana, em 31 de maio de 2019, um motorista de uma caminhonete teria desrespeitado a sinalização e invadido a linha férrea, por onde passa o VLT de Sobral, segundo a Tribuna do Ceará, contabilizando três casos.
O sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana é composto pelas linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe.
Segundo a Metrofor, o projeto do VLT Parangaba-Mucuripe prevê 13,2 quilômetros (1,4 km em elevado) de extensão com 10 estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de inúmeras áreas de 22 bairros da capital cearense, e se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e às linhas Sul e (futura) Leste do metrô de Fortaleza.
“O VLT já está operando de forma assistida, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, da Estação Parangaba à Estação Papicu. No total, o modal percorre cerca de 10,8 km nesse trecho, passando por 8 estações, das dez previstas no projeto. São elas: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu. A operação assistida teve o horário ampliado em setembro de 2018, passando a funcionar de 6 da manhã às 13 horas e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado”, informou a Metrofor, em nota sobre o sistema.
Seja o primeiro a comentar