Condenação da Alstom em cartel de trens preocupa especialistas

A condenação da Alstom no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pelo cartel de trens na semana passada preocupa especialistas em transportes. Fornecedora do sistema de sinalização das linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo, entre outros projetos, a empresa ficou impedida de fechar novos contratos públicos no setor por cinco anos, mas a avaliação é que este mercado tem dependência tecnológica da multinacional e enfrentará dificuldades no futuro.

Estação – Um dos focos de alerta é a implantação de um sistema de sinalização por comunicação, que controla o fluxo dos trens no metrô de São Paulo. Conhecido como CBTC, o sistema tem prazo de entrega em 2021.

Plataforma – Os contratos em vigor não serão impactados pelo julgamento do Cade, e após 2021 ainda há um período de garantia de um ano para manutenção. Se depois desse período de manutenção houver problema no sistema na linhas 1,2 e 3, e o Metrô não tiver equipe técnica para reparar, há chances de paralisia no transporte porque a Alstom ainda estará impossibilitada de ser contratada.

Catraca – Outro exemplo de preocupação envolve a linha 2, Verde. Em uma futura ampliação dessa linha, seria adequado manter o mesmo sistema de sinalização já existente, segundo especialistas. Caso contrário, a troca de todo o sistema de fornecimento poderia elevar o valor da obra.

Tecnologia – Para o professor Telmo Porto, da Poli USP, o Brasil tem uma dependência muito forte dos sistemas ferroviários e de energia da Alstom. Por razões tecnológicas, é quase impossível substituir. Vai haver dificuldade na manutenção, afirma.

Cartel – Na segunda-feira (8), o Cade condenou 11 empresas  e 42 pessoas físicas por formação de cartel em São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O tribunal concluiu que ao menos 26 licitações foram prejudicadas de 1999 a 2013.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2019/07/condenacao-da-alstom-em-cartel-de-trens-preocupa-especialistas.shtml

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