A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos adiou “sine die”, ou seja, indefinidamente, a Sessão Pública de processamento da licitação para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.
A Sessão estava marcada para o dia 17 de setembro de 2019, às 10:00 horas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Aviso de Licitação havia sido publicado no Diário Oficial de 11 de julho de 2019. Relembre: CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13
Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.
É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que impliquem na diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.
Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.
Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros, o que dependerá da efetivação de uma promessa do governador João Doria de construir o Ferroanel.
A obra, quando pronta, permitirá finalmente que os trens de passageiros da CPTM deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros.
Seja o primeiro a comentar