O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse ontem que o Metrô vai dar celeridade nas obras da linha 20-Rosa, que deverá ligar o bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, com o Rudge Ramos, em São Bernardo.
A declaração foi feita durante reunião da comissão de Assuntos Metropolitanos na Assembleia Legislativa de São Paulo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
“Estamos executando os projetos com todo afinco e seriedade. A linha 20-Rosa é um projeto robusto e que passa a ser a prioridade para os próximos anos. Independente da nossa permanência a frente da secretaria ou não, o Metrô trabalhará em parceria com o governo do Estado para a execução do projeto”, disse Baldy.
A extensão da linha até o ABC foi feita, após o cancelamento da linha 18-Bronze, que deveria atender a região. O modal foi substituído por um corredor de ônibus do tipo BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus).
Em julho deste ano, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), informou que o estudo para a implantação da nova linha só terá início em 2020.
De acordo com a deputada e líder do PSDB na Assembleia, Carla Morando (PSDB), a obra da linha 20-Rosa também foi incluída em uma emenda ao Plano Plurianual (PPA 2019-2023). A medida garantiria a viabilidade do projeto no ABC.
Corredor
O BRT deverá ligar São Bernardo à capital, passando por Santo André e São Caetano. O traçado prevê 20 paradas, sendo 17 no ABC e outras três em São Paulo. Outra mudança é que, agora, o traçado vai até o terminal Sacomã, na Zona Sul da capital.
Seja o primeiro a comentar