A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promoverá nesta quinta-feira (24) uma mesa-redonda para debater os impactos da privatização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A Trensurb é uma empresa pública, de capital fechado, controlada pela União e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A empresa foi incluída em maio no Programa Nacional de Desestatização (PND). A previsão do governo é privatizá-la no segundo semestre de 2021.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O debate sobre o tema foi sugerido pelos deputados Bohn Gass (PT-RS), Rogério Correia (PT-MG) e Diego Andrade (PSD-MG).
“O transporte metroviário necessita de grandes investimentos para ampliar a malha e melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. Em todos os países desenvolvidos, esse serviço recebe subsídios públicos. Portanto, privatizar esses serviços poderá representar o sucateamento do que temos nas cidades atendidas”, disse Bohn Gass.
Entre os convidados para a mesa-redonda estão o diretor-presidente da Trensurb, David Borille; o presidente do SindiMetrô-RS, Luis Henrique Chagas; representantes do governo federal; e prefeitos e vereadores de municípios atendidos pelos trens da empresa.
A mesa-redonda está marcada para as 18 horas, no auditório João Neves da Fontoura da Assembleia Legislativa do RS.
Seja o primeiro a comentar