CPTM lança MBI em inovação ferroviário para funcionários da empresa e Baldy fala em app para usuários de trem

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos lançou nesta quinta-feira, 24 de outubro de 2019, o Programa I.ON desenvolvido pela empresa para o ecossistema da mobilidade.

O  I.ON Programa de Cultura da Inovação tem como principal proposta a realização de um curso de MBI (Master Business Innovation) voltado aos funcionários.
O MBI, um curso latu sensu de pós-graduação, conta com parceria com o Senai-SP, tem 32 vagas na primeira turma, duração de 18 meses e está voltado a todos os departamentos da Companhia.

O foco na inovação e tecnologia tem uma proposta de agregar valor de mercado à empresa.
A inovação precisa de gestão, afirmou na abertura o representante do Senai SP, Ricardo Terra.

O perfil do gestor Pedro Moro é de um profissional do futuro, que baixa muros e constrói pontes, começou Terra em sua fala.
Segundo ele, o modelo do curso já está sendo sugerido a outras empresas de modalidades diferentes do setor, que mostraram interesse no formato inovador do programa.

O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que participou da solenidade, afirmou que Pedro Moro representa o espírito da equipe do Governo João Doria.
Para Baldy, o MBI tem a missão de estimular o time de colaboradores da empresa, mas com base na realidade dos usuários.

Na opinião do secretário, muitas experiências deverão passar por aplicativos para celulares, hoje principal meio de comunicação utilizado pelos usuários do sistema de trens. A gente vê, nas inúmeras vezes que transitamos pelas estações e trens, que a maioria das pessoas está com os olhos voltados para seus celulares.
Por esse motivo, Baldy lembra que a STM investe bastante hoje em soluções tecnológicas e cita a experiência recente do QR Code.

Alexandre Baldy estima que o custo de todo os sistema utilizado para o recolhimento e venda de passagens, o que inclui catracas e bilheterias físicas, está hoje em torno de R$ 140 milhões. É preciso inovar isso, afirmou, lembrando que o Bilhete Único do sistema de ônibus da SPTrans, na capital paulista, que é integrado aos trilhos, não evoluiu tecnologicamente. Precisamos evoluir para que o usuário não precise enfrentar filas para comprar bilhete, disse Baldy, lembrando que além da comodidade, a empresa vai reduzir custos, que poderão ser revertidos em outras atividades produtivas e de melhora do conforto e qualidade do atendimento.

O secretário citou ainda o esforço para o lançamento de um App de mobilidade, que mostre onde o trem está.
Hoje esse programa já está avançado, mas teve de ser desenvolvido pela Cia na ausência de interesse do setor privado disse Baldy.

A ideia da gestão focada em inovação e tecnologia, disse Baldy, é abrir todas as informações decorrentes desse procedimento para o usuário, o que vai demandar mais cobranças da sociedade. O que é válido e justo, afirma ele, uma vez que o cliente do sistema de trens é a razão de ser do trabalho da empresa.

A decisão de gerir a companhia à base de dados é hoje o diferencial da CPTM.
Outra novidade, segundo Baldy, é estender um programa de reconhecimento facial à Companhia, nos moldes do já licitado pelo Metrô recentemente.

O que fazemos externamente, ouvindo os usuários, devemos fazer internamente com nossos colaboradores, Promovendo  o entusiasmo e o comprometimento com a empresa, finalizou o secretário referindo-se ao MBI lançado hoje.

Em entrevista ao Diário do Transporte, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que o programa vai trazer benefícios aos passageiros.
Moro ainda destacou a importância da abertura de dados para melhorar o atendimento.

O importante é termos uma maior transparência possível com a população e sempre contar com o apoio de nosso passageiro. Acho que quando se abre e deixa todo mundo acompanhar a sua operação mais de perto, saber onde está cada trem, se cria uma relação mais próxima com os passageiros e a tendência é eles ajudarem a fomentar as soluções junto com a gente – disse Moro.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/10/24/cptm-lanca-mbi-em-inovacao-ferroviario-para-funcionarios-da-empresa-e-baldy-fala-em-app-para-usuarios-de-trem/

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