A Timken do Brasil comemorou em grande estilo os 75 anos de presença no país. A empresa reuniu, em outubro, clientes, distribuidores, fornecedores e funcionários em um jantar de gala no Palácio Tangará, em São Paulo. A companhia chegou ao Brasil em julho de 1944, inicialmente com escritório de vendas. Hoje conta também com um centro de distribuição e três unidades de reparo de mancais ferroviários (além da mais recente aquisição de uma unidade da Groeneveld).
A empresa de soluções para gerenciamento de atrito e transmissão de potência, que incluem rolamentos, graxas, sistemas de monitoramento e lubrificação, correntes e acoplamentos, tem o setor ferroviário como um dos principais para seus produtos. Especificamente para a área ferroviária, a Timken tem em seu portfólio o mancal ferroviário AP2 e o retentor HDL. O primeiro tem concepção compacta, proporciona, segundo a Timken, redução na flexão do eixo quando sob carga e, consequentemente, menor desgaste na face do cone interno e menor peso nos vagões. Já o HDL é um retentor que alia temperaturas de operação mais baixas e redução de torque a maior velocidade de serviço e menor custo operacional ao Retentor Eco Turn. A empresa oferece também serviços de remanufatura de mancais ferroviários usados, substituindo peças desgastadas ou danificadas e colocando o mancal em uso novamente.
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