O Metrô de São Paulo está testando um serviço que mostra o tempo de espera pelo próximo trem em algumas estações da linha 2-Verde, que liga as estações Vila Prudente até a Vila Madalena.
Os monitores mostram além do tempo de espera pelo próximo trem, algumas mensagens de cunho informativo para os passageiros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Oficialmente o novo serviço ainda não foi anunciado pelo Metrô de São Paulo. Um sistema semelhante a este é utilizado na linha 4-Amarela (Luz-São Paulo/Morumbi), operada pela ViaQuatro. A diferença é que o da linha privada, além do tempo de espera, os monitores mostram a lotação de cada carro.
Tais painéis devem ser implantados em breve na linha 5-Lilás de metrô, operada pelo consórcio ViaMobilidade.
Este tipo de serviço pode ser implantado graças ao moderno sistema CBTC de controle dos trens. O serviço permite que os trens trafeguem mais próximos um dos outros, e fica mais fácil para mapear a posição de todos os trens em operação naquela linha. O sistema CBTC já está presente nas linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata. Está em fase implantação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
No futuro (bem distante) espera-se que as linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM também recebam o novo sistema.
Seja o primeiro a comentar