Janeiro/Fevereiro – 2020

A edição traz uma matéria especial sobre os projetos de privatização e PPPs de sistemas de passageiros no Brasil. Entre os 22 sistemas sobre trilhos no país, sete são geridos pela iniciativa privada e nove estão com projetos concretos de privatização. Entram nessa lista os cinco sistemas da CBTU, a Trensurb, as linhas 8 e 9 da CPTM, o Metrô DF e os trens de subúrbio de Salvador, em vias de se tornar monotrilho por meio de uma PPP. Se todos esses projetos se concretizarem, o Brasil terá nos próximos anos mais sistemas privados do que públicos no segmento de passageiros. 

A entrevista é com o diretor-presidente da Cavan Pré Moldado, Guilherme Godoy Pereira, que fala um pouco da trajetória da empresa, que assim como a Revista Ferroviária, completa oito décadas de existência no Brasil este ano. De líder na produção de postes de concreto no país, a empresa tornou-se uma das principais fabricantes de dormentes de concreto no mercado ferroviário brasileiro, produto que hoje é o core business da Cavan.    

Para destacar os 80 anos da Revista Ferroviária, a edição traz um artigo de Heloisa Toller Gomes, professora de Literatura, licenciada em Letras Anglo-Germânicas, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Letras pela PUC-RJ. Ela faz uma viagem pela memória ao longo das oito décadas de existência da RF.

A edição também traz uma reportagem sobre os recursos do Orçamento Geral da União 2020 aprovados pelo Legislativo para o setor ferroviário de carga e de passageiros. A matéria lista os projetos ferroviários ativos na carteira da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional; e descreve também onde serão utilizados os recursos previstos pelo ministério da Infraestrutura para o setor ferroviário de carga.

Uma viagem pela cabine do maquinista no Metrô de Salvador é o tema do Diário de Bordo. A reportagem é um convite a embarcar em um dos sistemas de passageiros mais novos em operação no país, sob gestão da CCR Metrô Bahia. Na seção Mercado, falamos sobre o fornecimento de placas de fixação duplamente elástica pela Vibtech para a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Na seção Gente que faz Diferença, operadores da Trensurb e da Rumo contam um pouco de suas trajetórias ferroviárias.

No Arquivo Ferroviário, uma foto em página dupla da bela locomotiva 327, uma Pacific (rodagem 4-6-2) construída pela Beyer Peacock, em 1928, para a Leopoldina Railway. No Estudo de Mercado, o levantamento anual Todas as Locomotivas, que constata aumento da frota ativa entre as operadoras. Em Suprimentos, falamos sobre as expectativas de mercado das empresas de manutenção e de peças para locomotivas.

Em Nota Técnica, colocamos o Estudo de caso da transferência de carga aplicada na interface das estruturas de ligação da estação Congonhas da Linha 17 – Ouro com o Aeroporto de Congonhas, vencedor da categoria 03 do 6º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários da ANPTrilhos-CBTU. Nas Estatísticas, o acumulado de movimentação em 2019 das operadoras de carga e de passageiros. A Foto do Mês é do vagão modelo Sider, da Randon, entregue para a MRS Logística no final do ano passado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*