O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, cumpriu agenda de compromissos no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (24) e anunciou, no fim da tarde, a expansão da malha ferroviária da Grande Natal. Antes disso, ele visitou as barragens de Passagem de Traíras e de Oiticica, e sobrevoou a Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do RN.
Segundo Marinho, para a expansão da malha foram liberados à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) cerca de R$ 75,7 milhões de recursos. A expansão vai abranger os municípios de São José de Mipibu e Nísia Floresta. Será construído ainda um novo ramal, que vai ligar a linha Norte ao distrito industrial de Extremoz e São Gonçalo do Amarante, cidades da região metropolitana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O ministro comunicou o investimento durante a inauguração de uma nova estação de trem em Parnamirim. No local, ele anunciou a compra de uma nova locomotiva e a implantação de 2 linhas e 9 estações que fazem parte do processo de expansão. Com o investimento, a malha ferroviária da região metropolitana de Natal vai passar dos atuais 54 quilômetros para 70.
A principal vantagem pra população é a extensão da rota. Pra você ter ideia, nós vamos quadruplicar o número de passageiros. Nós temos entre 13 e 14 mil passageiros por dia, antes da pandemia, que esperamos que volte à normalidade. Com essas duas novas linhas, nós esperamos que isso vá aumentar quatro vezes mais, porque nós vamos atender as áreas que são mais densamente povoadas, falou o ministro.
Mais cedo, na barragem Passagem de Traíras, no Seridó potiguar, Rogério Marinho anunciou R$ 549 mil para recuperar a infraestrutura do reservatório. Além disso, reforçou que a obra da barragem de Oiticica, em Jucurutu, deve ser finalizada no fim de 2020. A obra tem recursos da União e contrapartida do Governo do RN.
O ministro Rogério Marinho vai seguir a agenda no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (25) visitando obras de saneamento e pavimentação em vários bairros de Natal. Ele encerra a agenda na capital potiguar no turno da tarde, quando visitará as obras de drenagem nos arredores da Arena das Dunas.
Seja o primeiro a comentar