A Deutsche Bahn anunciou a compra de 30 novos trens interurbanos para operação de altas velocidades, capazes de rodar a 320 km/h. O pedido no valor de ? 1 bilhão com a Siemens Mobility vai desenvolver um derivado do projeto ICE3. O contrato inclui uma opção para mais 60 trens.
A frota será implantada a partir do final de 2022 em rotas entre Dortmund em Nordrhein-Westfalen e Munique através da linha de alta velocidade Köln – Frankfurt, projetada para operação a 300 km/h. Todos os 30 comboios serão entregues até 2026, e os planos preveem que parte da frota seja equipada para rodar na Bélgica e na Holanda. Cada trem acomodará até 440 passageiros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ferrovia pensando no meio ambiente Embora a demanda tenha diminuído acentuadamente devido à pandemia de coronavírus, tudo fala em favor do transporte ferroviário ecológico a longo prazo – diz o presidente do conselho da DB, Richard Lutz.
Já Andreas Scheuer, Ministro Federal de Transportes e Infraestrutura Digital, disse que os novos e modernos trens ICE tornam as viagens de trem ainda mais atraentes . com esse movimento, as ferrovias estão se tornando cada vez mais uma alternativa ecológica para viagens de longa distância. A ordem também é um forte estímulo econômico.
O governo alemão quer promover a expansão das viagens ferroviárias de longa distância como parte de uma estratégia para dobrar o número de passageiros ferroviários até 2030, seguindo as politicas de mudanças climáticas.
Seja o primeiro a comentar