O porto de Paranaguá, no Paraná, está carregando esta semana um volume recorde de granel para um único navio. São 104,2 mil toneladas de farelo de soja para o navio E.R Bayonne, de bandeira da Libéria, atracado no berço 214. O destino é o porto de Amsterdã, na Holanda.
Conforme administração do porto, trata-se do maior volume de granel de exportação já movimentado pelo porto e o segundo a passar de 100 mil toneladas. O outro foi o navio Pacific South que, em junho, carregou pouco mais de 103 mil toneladas.
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O Porto de Paranaguá é um porto graneleiro, referência no mercado internacional e entre os exportadores brasileiros pela eficiência e pelo modelo único, adotado no Corredor de Exportação, que garante agilidade no embarque dos graneis. Esses fatores fazem com que, cada vez mais, embarques volumosos aconteçam por aqui, afirma o diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em nota.
Segundo ele, a tendência é receber cada vez mais navios graneleiros de grande porte. O Paraná já prepara o projeto de remodelação, modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação, que permitirá que nossos portos sejam ainda mais competitivos, afirma o presidente.
A embarcação chegou na madrugada de segunda-feira e começou a carregar pela manhã, apesar da névoa. A carga que começa a encher os porões do navio chega de três diferentes terminais: Cotriguaçu, Coamo e Silos Públicos (horizontais). São quatro operadores envolvidos no carregamento (Céu Azul, Gransol, Cotrigraçu e Coamo) e o granel vem de cinco exportadores: Agrária, Cocamar, Cargill, Coamo e ADM.
O E.R Bayonne mede 292 metros de comprimento e 45,05 metros de largura e tem nove porões (dois a mais que as embarcações que normalmente carregam graneis pelos portos do Paraná).
A operação no porto paranaense deve ser concluída até sexta-feira, data prevista para a saída do navio.
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