A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2020, licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para escolher a empresa que fará os serviços de substituição do piso da estação.
A obra faz parte da revitalização da estação, comunicada hoje pela Companhia.
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O prazo contratual da obra é de 12 meses.
A justificativa para a substituição do piso é sua qualidade. Segundo o Edital, o piso atual é do tipo plurigoma, constituído por placas de borracha sintética. Em locais com alta circulação de pessoas, como é o caso da estação, requer constantes intervenções de manutenção, por seu desgaste e descolamento, podendo ocasionar riscos de segurança.
O piso será substituído por granizo de padrão claro (cinza andorinha), com alta durabilidade e segurança. Serão quase 30 mil metros quadrados.
Esse piso já é utilizado em estações do Metrô de SP, inclusive na própria estação Palmeiras-Barra Funda na parte de responsabilidade da Companhia metroviária.
Os serviços serão executados com a estação em funcionamento, sem a interrupção dos serviços.
Na área de responsabilidade da CPTM, a estação, inserida no terminal intermodal, possui 10 plataformas de embarque/desembarque, mezanino e salas operacionais.
O movimento diário é de 170 mil passageiros, um dos mais relevantes do sistema da CPTM.
A Estação possui dois acessos, um pela Avenida Auro Soares de Moura Andrade, e outro pela Rua da Várzea.
REVITALIZAÇÃO
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos Emitiu comunicado nesta quarta-feira informando que irá revitalizar a Estação Palmeiras-Barra Funda, uma das mais movimentadas da companhia.
A estação atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, com a circulação de, em média, 78 mil passageiros por dia (antes da pandemia, o número era ainda maior: 156 mil pessoas).
O projeto será licitado pela CPTM, que fará a gestão de todos os contratos.
Os editais deverão ser publicados no decorrer do final de 2020 até meados de 2021, o início das obras está previsto para janeiro de 2021.
Este de substituição do piso é o primeiro a ser publicado.
A CPTM informa que a estação foi inaugurada em novembro de 1988 e reformada dez anos depois.
Com 25 mil metros quadrados o local é totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
A estação está localizada na zona oeste da capital paulista e faz interligação com o Metrô (Linha 3-Vermelha) e com um terminal rodoviário.
De acordo com o comunicado, ela terá todo o seu piso substituído, além de receber nova comunicação visual, iluminação e restauro das paredes, gerando mais conforto aos passageiros, além de economia de energia e redução dos custos de manutenção.
A revitalização da estação também conta com a instalação de uma nova escada rolante nas plataformas 7 e 8, o que auxiliará no desembarque e dispersão dos passageiros, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM, que garante que todas as obras irão melhorar a vida dos passageiros e serão feitas de modo a gerar o menor impacto possível no dia a dia dessas pessoas.
No caso da iluminação todas as lâmpadas serão substituídas por 2.369 modelos LED, que geram gastos menores com eletricidade.
Além disso, a área de 28.438,00 m² onde o piso é emborrachado haverá a substituição por granito, que facilita a limpeza, melhora as condições visuais na circulação e praticamente dispensa serviços de manutenção por décadas.
A comunicação visual será totalmente revista para melhorar a orientação dos passageiros e 40.000,00 m² da edificação terá a pintura totalmente restaurada, melhorando o visual do local e gera mais conforto aos passageiros.
Após o término das obras, teremos uma estação ainda mais eficiente e confortável para todos que a utilizam, finaliza o presidente da CPTM.
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