Greenbrier Maxion e AmstedMaxion completam 77 anos no mercado ferroviário

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil – completam 77 anos de atividades hoje, dia 22 de outubro.  

Fundada em 1943, no governo Getúlio Vargas, a primeira fábrica de vagões do Brasil teve como objetivo fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil. Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários.

A AmstedMaxion foi formada em 2000, a partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe Maxion e a americana Amsted Industries, com unidades em Cruzeiro e Hortolândia, em São Paulo. Em 2017,a fabricante americana de vagões The Greenbrier Companies se tornou acionista na fundição e majoritária na unidade de vagões em Hortolândia, que passou a ter o nome de Greenbrier Maxion.

”Embora este seja um momento de pandemia e incertezas geradas pelo coronavírus, nosso papel no mercado permanece vital. Mantivemos nossas linhas de produção ativas, atentos às medidas e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), comprovando a força das empresas que está ainda mais evidente: atender as demandas do mercado, contribuindo com o desenvolvimento do setor de transporte e infraestrutura do Brasil, com nossos vagões e peças fundidas, criando caminhos para o progresso do país. Com muito orgulho celebramos mais um ano de existência, desejando que nossos produtos e serviços sempre possam criar conexões inesquecíveis”, diz a empresa em nota.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*