Cenário atual é preocupante, mas fabricantes de trens tentam manter o otimismo
Os últimos cinco anos foram de queda acentuada do número de carros de passageiros produzidos pela indústria nacional. Segundo a Abifer, em 2020 a previsão é fabricar 131 unidades, pouco mais de ¼ do que foi produzido em 2016, ano de recorde da produção, com 473 carros. Embora o cenário atual seja preocupante, os próximos anos podem trazer novos ventos para essa indústria. É que o Metrô de São Paulo e a CPTM têm projetos em andamento que contemplam a encomenda de novos trens.
Um deles é o da Linha 6-Laranja, cuja compra está sob responsabilidade da nova concessionária, Linha Universidade, controlada pela espanhola Acciona. A operadora já fechou com a Alstom a aquisição de 23 trens driverless (sem condutor) de seis carros cada, que deverão ser fabricados na unidade de Taubaté (SP). Outro é a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, com previsão de ser licitada em 2021. O projeto prevê a compra, por parte da concessionária, de 30 novas composições.
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