Indústria aguarda retomada

Trem regional fabricado pela espanhola CAF (Foto: Divulgação/CAF)

Cenário atual é preocupante, mas fabricantes de trens tentam manter o otimismo

Os últimos cinco anos foram de queda acentuada do número de carros de passageiros produzidos pela indústria nacional. Segundo a Abifer, em 2020 a previsão é fabricar 131 unidades, pouco mais de ¼ do que foi produzido em 2016, ano de recorde da produção, com 473 carros. Embora o cenário atual seja preocupante, os próximos anos podem trazer novos ventos para essa indústria. É que o Metrô de São Paulo e a CPTM têm projetos em andamento que contemplam a encomenda de novos trens.

Um deles é o da Linha 6-Laranja, cuja compra está sob responsabilidade da nova concessionária, Linha Universidade, controlada pela espanhola Acciona. A operadora já fechou com a Alstom a aquisição de 23 trens driverless (sem condutor) de seis carros cada, que deverão ser fabricados na unidade de Taubaté (SP). Outro é a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, com previsão de ser licitada em 2021. O projeto prevê a compra, por parte da concessionária, de 30 novas composições.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*